Mais de 4 mil estudantes realizam a prova do Sispaeap para mensurar índices educacionais

Todas as escolas municipais foram mobilizadas para o Sispaeap, que acontece pela terceira vez na rede municipal.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Mais de 40 estudantes da Emef Profª Guita realizaram a prova | Foto: Gabriel Winter/PMM

Mais de 4 mil estudantes dos muncípios do Estado do Amapá realizaram a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). A avaliação que ocorreu nesta quinta-feira (10), tem o objetivo de mensurar os índices educacionais dos estudantes, além de impactar sobre o repasse de recursos aos municípios.

Todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) foram mobilizadas para a avaliação. No Centro de Macapá, a Escola Municipal Profª Guíta chegou a organizar medalhas e premiar mais de 40 estudantes que fizeram a avaliação na unidade.

O pequeno Antônio Marcos, de 8 anos, é um dos estudantes. Ele conta que é a primeira vez que realiza uma prova deste porte, com seus colegas. “A gente estudou muito para chegar aqui, por isso vamos dar conta. Espero que a escola consiga se destacar para ganhar o prêmio”, conta Antônio.

O estudante Antônio Marcos fez a prova com seus colegas do 2º ano | Foto: Gabriel Winter/PMM

O exame é realizado pela terceira vez, por meio da uma colaboração entre o Estado do Amapá e os municípios. Em preparação para a avaliação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu capacitações e simulados.

A subsecretária municipal de Gestão Educacional, Simone Freitas, ressalta que as avaliações externas, como o Sispaeap, são importantes para constatar as políticas educacionais eficazes realizadas pela Prefeitura de Macapá.

“Hoje toda a rede municipal de ensino está mobilizada para garantir a presença dos nossos estudantes na avaliação. Recentemente, o município de Macapá foi uma das únicas capitais a crescer no [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], e isso é resultado do comprometimento com a real mudança da educação municipal”, ressalta a subsecretária.

Subsecretária de Gestão Educacional, Simone Freitas | Foto: Gabriel Winter/PMM