‘Viemos conhecer as orquídeas’, diz visitante durante programação ecológica no Bioparque

Data marca o Dia Mundial do Turismo Ecológico.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Agente ambiental Fátima Maria  | Foto: Rogério Lameira/PMM

A chuva não estragou a terça-feira de carnaval da Graciana Viana Costa de Dumora e do Jean Michel Dumora. O casal aproveitou a folga para visitar o Bioparque da Amazônia, que abriu neste 1º de março para celebrar o Dia Mundial do Turismo Ecológico, com uma programação especial voltada para educação ambiental.

Depois de muitos anos na França, o casal veio para Macapá, cidade da família da Graciana. Uma história de amor marcada pela paixão por orquídeas, plantas conhecidas por suas variadas formas e perfumes.

‘’Viemos conhecer as orquídeas do Bioparque. Meu marido sempre me presenteia com uma no nosso aniversário de casamento, pois sabe que gosto de plantas. Acordamos cedo para vir até a exposição. Depois de 45 anos estou de volta ao Amapá. É nossa primeira vez no parque’’, conta Graciana.

Jean e Graciana um casal apaixonado por orquídeas | Foto: Rogério Lameira/PMM

A exposição de diversas espécies de orquídeas foi realizada pela Sociedade Amapaense de Orquidologia e Orquidofilia (Soamor), em parceria com o Bioparque. As plantas de diferentes espécies híbridas foram exibidas na maloca do espaço, com acesso pela trilha central.

‘’Ao longo do dia iremos explicar as várias formas de cultivar orquídeas. As nativas da Amazônia estão dentro do Orquidário Municipal Terezinha Chaves e ao longo da trilha das orquídeas, um projeto que já está em fase de finalização. Neste período as plantas começam a florescer, pois estamos no inverno, considerado o melhor período para se cultivar devido ao clima agradável’’, explica a agente de defesa ambiental, Fátima Maria Almeida.

Turismo ecológico
Mesmo no inverno amazônico, passeio bom é o que rende para a família toda, como comenta a secretária executiva Ana Viana, de 47 anos. Mãe de uma criança de 7 anos, ela cumpriu a promessa de trazer o pequeno David Viana para visitar o parque.

‘’Sou do Amapá, mas nunca tinha vindo aqui. Trouxe o meu filho para olhar as flores, os animais, ter esse contato com o meio ambiente. Mesmo com a chuva está dando para curtir um pouquinho. Vamos ficar até mais tarde, pois ele quer ver a onça pintada’’, destaca Ana.

Programação
Além da exposição das orquídeas, a programação ecológica contou com uma blitz educativa no estacionamento do Bioparque, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. Os motoristas, e os visitantes do espaço, receberam mudas das plantas ornamentais como gesto sustentável, evitando o uso de papel na natureza.

‘’Abrimos o parque, de maneira excepcional, nesta terça-feira para receber as famílias na folga de carnaval. O objetivo era evidenciar a importância do meio ambiente para sociedade, com um trabalho voltado para conscientização. Lembrando que na quarta-feira seguimos com as ecoatrações, inclusive com meia-entrada para todos os públicos’’, pontua o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço que agrega três biomas presentes no Amapá e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. Os visitantes podem participar de atividades voltadas para educação ambiental, contemplação da natureza e prática de esportes de aventura. Durante todo o passeio é obrigatório o uso de máscara de proteção.