A Prefeitura de Macapá, está com várias frentes de trabalho para manter a cidade limpa. Nesta segunda-feira (22), recebem manutenção praças, logradouros, residenciais cemitérios, canais, ruas e avenidas programadas com antecedência pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.
As ações acontecem simultaneamente e envolvem roçagem, capina manual, remoção de lixeiras, poda de árvores, entre outros serviços que também contam com auxílio de caçambas, uma retroescavadeira e duas pás carregadeira.
Os pontos de trabalho estão no Cemitério São José, Residencial Mucajá, Canal do Perpétuo Socorro e Canal do Beirol. Rua Mato Grosso e adjacências, iniciando da Ponte Sérgio Arruda, Orla do Santa Inês, Avenida Cora de Carvalho e adjacências, iniciando da Rua Binga Uchôa, Rua Cândido Mendes e adjacências, iniciando da Avenida José Tupinambá.
A Patrulha Mecanizada está concentrada na Rua Hildemar Maia entre as avenidas Tupiniquins e Carlos Dumont de Andrade. A equipe itinerante iniciou os serviços na Ponte Sérgio Arruda e limpeza no entorno das paradas de ônibus. As frentes de poda estão na Avenida FAB e Praça Laurindo Banha.
Já os trabalhadores do projeto Reeducando, fazem a manutenção do Canteiro da Rua Claudomiro de Moraes, iniciando pela Avenida Aymorés, até o bairro Congós.
O secretário da Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, informou que a limpeza pública concentrada obedece um cronograma para que todos os bairros sejam atendidos. “Estamos trabalhando diariamente para melhorar o aspecto visual da cidade além de oferecer mais qualidade de vida à população”, reforça.
Denúncias
Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Orgânica n° 054/2008 do Município de Macapá, Artigo 44, onde prevê multa de até R$ 1,5 mil, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial. As denúncias podem ser feitas no prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.