‘Vamos parar de colocar o pé na lama’, diz morador durante ordem de serviço de pavimentação na zona norte

Serão 17 ruas agraciadas; Obra custará R$ 4,7 milhões, com recursos exclusivos do Tesouro Municipal.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Solenidade contou com a presença de moradores dos bairros Ipê e Curiaú | Foto: Júnior Dantas/PMM

Desde a criação do bairro Ipê, na zona norte da capital, Alexandre Menezes e os vizinhos lutam por melhorias. O principal pedido sempre foi a pavimentação das ruas. Nesta quinta-feira (7), os moradores participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da Prefeitura de Macapá que autoriza a infraestrutura no local.

“Há mais de vinte anos estamos nessa batalha. Desde o início do bairro lutamos por melhorias. Nesse ano, recebemos com muita alegria a notícia. É uma felicidade enorme para todos aqui. Vamos parar de colocar o pé na lama”, destaca o morador.

Além do bairro Ipê, a ordem de serviço assinada pelo prefeito Dr. Furlan, atende vias do Curiaú, na zona norte da capital. O serviço de pavimentação atenderá 17 ruas, ou seja, mais de 6,5 quilômetros serão recuperados, garantindo segurança e mobilidade aos moradores. A obra custará R$ 4,7 milhões, com recursos exclusivos do Tesouro Municipal.

“Esta é a quinta frente de trabalho que utiliza os blocos sextavados. A Prefeitura de Macapá já executa esse tipo de pavimentação nos bairros Goiabal, Coração, Marabaixo 4 e Ilha Mirim. Isso é muito importante porque está levando mobilidade urbana e dignidade para os moradores”, celebra Dr. Furlan.

Maria Celestina, moradora do bairro Curiaú, ressaltou as melhorias sociais que a pavimentação vai possibilitar para os dois bairros. “Temos uma dificuldade muito grande, principalmente no inverno. Isso vai proporcionar a entrada de ambulância, de viatura da polícia, que são situações que a comunidade tinha falta. Então, já deixamos o nosso agradecimento”.    

O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e tem prazo de conclusão para 8 meses. De acordo com o gestor da pasta, Cássio Cruz, a utilização dos blocos apresenta melhor custo-benefício em relação à realidade das ruas, principalmente em vias estreitas.

“A secretaria tem feito um trabalho de levantamento das necessidades das ruas da capital e executando dentro da nossa capacidade. Agora o Ipê e o Curiaú serão os beneficiados. Será um trabalho de qualidade que vai trazer muitos benefícios públicos para os bairros”, pontua.

Mais trabalho
A Prefeitura de Macapá também trabalha na pavimentação de quatro ruas no bairro Ipê. Essas vias são atendidas por meio de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC). Neste pacote serão contempladas as a Eucalipto, Andiroba e Camaru. As quatro somam mais de um quilômetro de extensão.