‘Vai facilitar o nosso trabalho’, diz agricultor sobre a entrega de maquinário na Fazendinha

A comunidade agrícola foi beneficiada com um trator e uma grade aradora. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (31).

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Domingos Gomes da Silva é agricultor há 28 anos no mini polo da Fazendinha | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Produtores da Fazendinha terão acesso a tecnologias que vão auxiliar o trabalho no campo. Domingos Gomes da Silva, 60 anos, é agricultor há 28 anos e foi um dos beneficiados com a entrega de um trator e uma grade aradora realizada pela Prefeitura de Macapá nesta quinta-feira (31).

“O trator vai facilitar o nosso trabalho, porque vamos conseguir carregar resíduos orgânicos, caroço de açaí, além de ajudar no adubo. Eu trabalho com hortaliças há muito tempo, faço tudo de forma manual e, agora, teremos apoio de máquinas”, conta o agricultor do mini polo da Fazendinha.

A iniciativa contempla o projeto ‘Nossa Terra, Nossa Gente’, que contribui para a mecanização da agricultura familiar, preparação do solo e beneficia econômica e socialmente todo o setor primário. A entrega aconteceu na Escola Municipal Cacilda Ferreira Vasconcelos.

“A Prefeitura tem uma responsabilidade social com a agricultura familiar. É a sétima entrega que realizamos e queremos avançar cada vez mais. Na nossa gestão, todos as pessoas são ouvidas, então quero pedir que o agricultor nos procure quando tiver alguma demanda que, juntos, vamos buscar soluções”, diz o secretário de Agricultura, Raimundo Azevedo.

Os equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e contou com articulação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil). O planejamento das entregas é feito seguindo cronograma da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

“Os agentes distritais são os responsáveis por nos passar essas demandas. Os agricultores têm um papel fundamental na nossa economia. Os maquinários aumentam a produtividade, eficiência e qualidade do trabalho desenvolvido por eles. A gestão estará sempre buscando investir nesse setor”, ressalta a secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan.

Manoel de Oliveira, 60 anos, foi o primeiro morador do polo hortifrutigranjeiro da Fazendinha. Para ele, é um investimento. “Vai melhorar a produção e vou conseguir vender mais meus produtos na Feira do Produtor”, comemora o agricultor.

Equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) | Foto: Adevaldo Cunha/PMM