‘Ultrassom itinerante’ leva atendimento para moradores do distrito da Pedreira, em Macapá

Projeto atende o público da zona urbana e rural.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Iniciativa leva atendimentos de ultrassonografia a locais sem cobertura do equipamento | Foto: Semsa/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou mais uma etapa da ação de “Ultrassom Itinerante” nos distritos da capital. Na sexta-feira (20), moradores da comunidade do Abacate da Pedreira, distante cerca de 30 km, receberam o serviço. A iniciativa faz parte do Programa Saúde Para Todos.

Na região, foram atendidas aproximadamente 30 pessoas, com a oferta dos exames de ultrassonografia pélvica, transvaginal, obstétrica, abdômen total, rins e vias urinárias. Uma oportunidade para o motorista Ubaldino Soares, de 68 anos, que teria que se deslocar até a cidade para fazer o procedimento.

“Aproveitei para fazer meu exame que estava marcado para Macapá. Assim ficou melhor pra mim, pois ir até a cidade leva tempo e gera gastos”, comenta o morador da Pedreira. 

A Saúde Itinerante é uma estratégia da gestão municipal para garantir acessibilidade e dar celeridade aos atendimentos médicos daquelas pessoas que aguardam por tratamento ou diagnóstico. De acordo com a subsecretária municipal de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, através do projeto é possível desafogar o atendimento ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

“Nestas ações levamos o serviço até os distritos. Desse jeito conseguimos diminuir a demanda nos postos de saúde. Assim chegaremos naqueles que mais precisam, com uma assistência inclusiva”, destaca.

A próxima ação será no dia 24 de maio, na UBS Pedrinhas, localizada na zona sul de Macapá

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.