UBSs de Macapá recebem material para educação em saúde sexual e reprodutiva

Foco é orientar o público-alvo sobre a importância de manter uma vida sexual segura e saudável.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal Saúde

| Foto: Maison Brito/PMM

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá estão recebendo kits de materiais educativos sobre saúde sexual, reprodutiva e pré-natal que serão usados pelos profissionais da Atenção Primária para orientar os pacientes.

As UBSs Leozildo Fontoura, Macapaba, Coração, Marabaixo, Perpétuo Socorro e o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes foram os primeiros contemplados com os materiais que trazem conteúdo técnico e metodologias ativas, em linguagem acessível e visual atraente.

As equipes de Atenção Básica e Saúde da Família têm um papel fundamental na promoção da saúde sexual reprodutiva, tendo em vista a atuação mais próxima das pessoas em seu contexto familiar e social. A ação faz parte da Coordenação de Saúde da Mulher, em parceria com o Programa Saúde na Escola.

| Foto: Maison Brito/PMM

De acordo com a Coordenadora de Saúde da Mulher da Semsa, Larissa Moraes, o foco deste trabalho é orientar o público-alvo sobre a importância de manter uma vida sexual segura e saudável, e incentivar o uso de preservativos e métodos contraceptivos.

“Informação, métodos contraceptivos e serviços em saúde sexual e reprodutiva são a estratégia mais eficaz de prevenção a gravidez não intencional ao longo da vida reprodutiva das mulheres”, comenta Larissa Moraes.

Saúde na Escola
O material também será usado nas escolas do município, através do Programa Saúde na Escola, que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O PSE executa ações de saúde e prevenção com base em 13 eixos temáticos. Entre eles está o Direito sexual e reprodutivo e a prevenção de DST/AIDS.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.