‘Sopão Solidário’ da Prefeitura de Macapá distribui alimentos e roupas para pessoas em situação de rua 

Ação distribuiu 100 kits de roupas, 15 lençóis, 120 potes de sopa, além de produtos de higiene.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Semas promove 2º Sopão Solidário em Macapá | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Na noite desta sexta-feira, (22), a Prefeitura de Macapá promoveu a 2ª edição do ‘Sopão Solidário’, que distribui alimento para pessoas em situação de rua na capital. Dessa vez, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável pelo projeto, incluiu a doação de roupas e agasalhos arrecadados durante uma campanha realizada pela pasta.

A equipe de Assistência Social percorreu vários pontos da cidade, passando por áreas onde é comum a presença dos moradores de rua, a exemplo das praças da Bandeira, Veiga Cabral e Barão do Rio Branco. O ônibus do Sopão Solidário também passou pela Casa do Artesão, Mercado Central e orla da cidade.  

As roupas distribuídas foram arrecadadas em três dias de campanha que contou com o forte apoio da população e dos servidores da Prefeitura. Foram mais de duas mil peças masculinas e femininas, com tamanho adulto e infantil, além de lençóis, edredons, fraldas descartáveis, calçados, chapéus e produtos de higiene como escova e creme dental. 

O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, explica que a ação está recebendo uma reação muito positiva do público.

“Estamos cumprindo o verdadeiro papel da Semas, que é garantir assistência social a quem precisa. Recebemos um retorno muito positivo das pessoas atendidas e da população, que abraçou a nossa causa. A campanha de arrecadação de roupas conseguiu em três dias, mais de 2 mil peças. Isso reforça a importância de manter o Sopão Solidário”, conta. 

Na ação desta sexta-feira, foram doados 15 lençóis, 100 kits de roupas masculina e feminina, além de 120 potes de sopa. 

“Se não fosse esta ação eu não teria me alimentado hoje. Agradeço a Deus e a essas pessoas da Prefeitura. Me trouxeram sopa e roupas, estava precisando muito de um cobertor, agora vou dormir melhor. É muito importante o que estão fazendo pela gente, espero que continuem”, agradeceu José Frazão da Promessa Oliveira, de 60 anos. 

O objetivo do projeto é promover cada vez mais ações sociais para proporcionar melhorias na vida de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, especialmente nos tempos atuais, de crise econômica e instabilidade. 

A servidora da Semas, Alinne Azevedo, participa pela primeira vez do Sopão Solidário e conta que levar ajuda para quem precisa é, sobretudo, uma lição de vida. “Às vezes a gente reclama tanto da vida e quando nos deparamos com a realidade destas pessoas, que apesar das dificuldades não reclamam de nada, é que vemos o quanto somos pequenos. Mais do que ajudar o outro, é uma lição de vida pra gente”, relata Alinne. 

Abelardo de Nunes Silveira estava com o amigo, Raimundo Ferreira, na Praça da Bandeira, quando viu a chegada da equipe da Semas. Ao se aproximar, viu as doações e comemorou, especialmente porque estava sem comer no dia.

“Além da janta, hoje ganhei lençol, toalha e um kit de roupas. Isso tudo é uma grande ajuda pra gente, esta noite vou dormir bem com lençol”, comemora Silveira. 

De acordo com a subsecretária da Semas, Maila Carvalho, a Semas realiza várias ações sociais, mas agora está mais engajada com esse propósito em comum.

“O projeto ‘Sopão Solidário’ veio para potencializarmos nossas ações e conseguirmos influir positivamente na vida dessas pessoas, a fim de amenizar as dificuldades e atuar para que possam ter uma melhor inserção na sociedade”, ressalta. 

Doações 
As ações continuam devido o trabalho contínuo das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e também casos de sinistros no município de Macapá. 

Os interessados em fazer doações de roupas em geral devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), localizada na Avenida Mendonça Furtado nº 313, bairro Central, no horário de 8h às 18h.