“Sinto que aqui, os meus sonhos serão realizados”, diz aluno na escolinha do Complexo Esportivo Glicério Marques

Balé, futsal, futebol de campo, boxe, natação e vôlei, são algumas das modalidades oferecidas e distribuídas nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

São aulas gratuitas direcionadas às crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, idosos a partir de 60 e Pessoas com Deficiência (PCD) I Foto: Jesiel Braga/PMM

As 16 modalidades esportivas realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), nas escolinhas do Complexo Esportivo Glicério Marques estão a todo vapor. São aulas gratuitas direcionadas às crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, idosos a partir de 60 e Pessoas com Deficiência (PCD).


Balé, futsal, futebol de campo, boxe, natação e vôlei, são algumas das modalidades oferecidas e distribuídas nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A vontade de ser bailarino profissional, do aluno Arisson Cardoso, 16 anos, já recebeu o pontapé inicial nas aulas de balé do Glicério.

Saltos e piruetas acompanham o jovem desde criança. O único do sexo masculino na turma, morador do Marabaixo 4, viu nas aulas gratuitas, a oportunidade de realizar seus sonhos.


“Sinto que aqui, os meus sonhos serão realizados. A minha vontade foi feita há dois meses, fui matriculado assim que meus pais souberam da oferta de vagas gratuitas nas aulas de balé, aqui do Glicério Marques. Desde criança eu tinha essa vontade de ser bailarino, eu não podia perder a oportunidade”, declarou o aluno.


Superação e inclusão social também são exemplos presentes no dia a dia das mais de 1500 crianças, adolescentes, adultos e idosos, incluindo PCDs, integrantes das escolinhas do Glicério Marques.


Jairo Marques é pai da pequena Paula Furtado de 8 anos, que é autista e aluna na modalidade jiu-jitsu, pensando em melhorar o desenvolvimento físico da filha, ele não imaginava que ela fosse gostar tanto do esporte.


“Fiquei surpreso com o desenvolvimento dela aqui nas aulas, o resultado está sendo ótimo. Ela tem ficado mais ativa tanto em casa quanto na escola, e já está bem descontraída com os colegas”, revela o pai orgulhoso.

As escolinhas contam com atividades marciais, convencionais e para Pessoas com Deficiência (PCD), taekwondo/parataekwondo, Jiu-jitsu/parajiu-jitsu, judô/parajudô, bocha paraolímpica, karatê/parakaratê, entre outros.

Conforme o secretário da Semel, Charlles Sampaio, a população de Macapá vive uma nova realidade com as ações voltadas para o esporte e o lazer na capital.


“A gestão municipal vem proporcionando qualidade de vida para a população de Macapá. Essa é uma nova realidade, onde a prática do esporte e lazer ganha mais espaço nos quatro cantos da capital. Temos o maior projeto socioeducacional do norte do Brasil, aqui no Complexo Glicério Marques”, finalizou o gestor.

Fotos: Jesiel Braga/PMM