Profissionais do Samu participam de qualificação para identificar classificação de riscos de pacientes em Macapá

O treinamento aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Capacitação aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Abel Neto/PMM

Cerca de 100 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) municipal, participaram de capacitação em Protocolo de Classificação de Risco no Atendimento Hospitalar. A ação faz parte da qualificação continuada e vem para melhorar o serviço prestado à população.

O treinamento encerrou nesta terça-feira (31), e aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo, na zona norte da cidade. Durante dois dias, os profissionais abordaram questões sobre as síndromes operacionais mais recorrentes no atendimento pré-hospitalar e legislação específica do Samu.

Para o subsecretário de Assistência Médica, Eder Favacho, através da capacitação será possível aprimorar os procedimentos na hora de atender à população.

“É extremamente necessário atualizar os servidores que atendem diariamente várias ocorrências. Precisamos atuar de forma conjunta e humanizada e essas ações devem tornar-se recorrentes, o que representa qualidade no serviço prestado”, detalha o subsecretário.

O enfermeiro do Samu, Leonardo Balieiro, participou da atividade e diz que o estudo fortalecerá o trabalho que as equipes desenvolvem.

“A dinâmica da saúde é continua, então precisamos nos atualizar constantemente para atender melhor o usuário no âmbito pré-hospitalar, que é um serviço complexo dentro dos atendimentos da saúde. Não estamos dentro de uma unidade e sim na rua, onde existem várias possibilidades de situação, sendo assim, é necessário estar munido de conhecimento”, destaca o enfermeiro.

Cerca de 100 profissionais foram capacitados | Foto: Samu/PMM