Serviço de Inspeção Municipal visita projeto de produção de aves e ovos em Macapá

Equipe conheceu o Proaves, desenvolvido na Escola Família Agrícola do Pacuí.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Equipe do SIM conhece o projeto de produção de aves e ovos de Macapá | Foto: Joyce Batista/PMM

Nesta quinta-feira (23), o projeto Proaves, desenvolvido na Escola Família Agrícola do Pacuí, recebeu a visita técnica de uma equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que está em processo de regulamentação pela Prefeitura de Macapá para a certificação sanitária de produtos de origem animal.

“Estamos conhecendo o projeto e também apresentando o selo do SIM. Em breve, qualquer agroindústria que quiser a certificação poderá procurar o Município levando a documentação e o protocolo necessários para receber o seu registro”, afirma o médico veterinário, Felipe Martins.

Apesar de ser um projeto piloto, o Proaves já possui mais de 450 aves, que produzem cerca de 10 mil ovos por mês. A iniciativa é a primeira produção a ter esse tipo de acompanhamento, estabelecido por meio da Lei Municipal nº: 2.555, de abril de 2022.

“É de muita importância que o selo SIM comece por aqui, local que está se tornando uma potência econômica. A sociedade vai ter a garantia de adquirir um produto de qualidade e o produtor vai poder vender com mais segurança, gerando mais trabalho, renda e qualidade de vida para a população”, frisa o secretário municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Azevedo.

Criado em 2021, o Proaves também beneficia cerca de 50 famílias com a capacitação de profissionais para o setor. Além disso, o projeto também atua com o objetivo de fornecer alimentos para a merenda das escolas da rede municipal de ensino.

“A ideia da gestão municipal é expandir esse experimento para pequenos agricultores, na faixa de 200 famílias. A gente espera que aumente a produção de ovos e frangos em Macapá. E hoje nós estamos trabalhando no sentido de agilizar esse processo”, explica o secretário municipal do Gabinete Civil, Pedro Costa.

Equipe do SIM visita estrutura da Escola Família Agrícola do Pacuí, em Macapá | Foto: Joyce Batista/PMM

Saiba mais:
Proaves Macapá inicia nova etapa com manejo de ovos
Proaves leva conhecimento técnico de avicultura às famílias dos distritos de Macapá
Proaves incentiva produção de avicultura na região do Pacuí
Prefeitura de Macapá investe na formação de técnicos agropecuários na região do Pacuí
Proaves: programa possibilita formação de alunos na produção de aves
Proaves: conheça a rotina de cuidado com os animais na Escola Família Agrícola do Pacuí
Proaves estima produzir 135 mil ovos por ano para alimentação escolar em Macapá