Proaves Macapá inicia nova etapa com manejo de ovos

Mais dois galpões estão sendo construídos na Escola Família Agrícola do Pacuí para comportar novas aves.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Galinhas poedeiras no galpão construído na Escola Família Agrícola do Pacuí | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O Proaves Macapá, que fomenta a avicultura no município, inicia uma nova etapa. Mais de 400 galinhas poedeiras iniciaram a produção de ovos que contribuirão para alimentação escolar de crianças. Além disso, mais dois galpões estão sendo construídos para abrigar novos animais.

“Estamos avançando no projeto e isso é motivo de muita alegria e orgulho. Além da construção de novos galpões e a produção de ovos. Também estamos com uma proposta de selecionar pessoas da agricultura familiar para serem beneficiados com o Proaves, dessa forma, a Prefeitura de Macapá incentivará a avicultura ofertando pintos, ração e vacina para que as famílias iniciem a produção”, detalha o secretário de Agricultura, Raimundo Costa.

As galinhas poedeiras estão produzindo, aproximadamente, dez mil ovos por mês. Esse alimento será inserido na alimentação escolar do município. Mas para isso, está sendo implantado o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A proposta é criar uma comissão formada por médicos veterinários, engenheiros agrônomos, engenheiro de pesca e zootecnista que avaliarão a qualidade dos ovos e darão selo.

A coordenadora do Proaves Macapá, Bianca Rigamonti, ressalta que o projeto traz muitos benefícios para a região do Pacuí. “Primeiro, porque incentiva a produção de aves na região e, segundo que, proporciona conhecimento prático para os alunos na cadeia produtiva de frangos e ovos”, complementa.

Proaves Macapá
Desde 2021, a Escola Família Agrícola do Pacuí vem desenvolvendo o Proaves, um projeto de criação de aves. A iniciativa viabiliza o fornecimento de carne de frangos e ovos para a alimentação de crianças das escolas municipais. O projeto também proporciona aos alunos da Escola Família Agrícola o aprendizado prático na produção de aves.

Em maio, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, conquistou Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em duas categorias com o projeto Proaves Macapá e Proaves Educação.

As secretarias de Agricultura (Semag) e de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) são as responsáveis pela gerência do Proaves.

Saiba mais:
Proaves incentiva produção de avicultura na região do Pacuí
Prefeitura de Macapá investe na formação de técnicos agropecuários na região do Pacuí
Proaves: programa possibilita formação de alunos na produção de aves
Proaves: conheça a rotina de cuidado com os animais na Escola Família Agrícola do Pacuí
Proaves estima produzir 135 mil ovos por ano para alimentação escolar em Macapá