Proaves: programa possibilita formação de alunos na produção de aves

O programa fomenta a avicultura no município – para criação de aves. Nesta terça-feira (9), uma equipe de gestores do Ifap visitou a Escola Família Agrícola do Pacuí.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O ‘Proaves’ foi lançado pela Prefeitura de Macapá no dia 16 de outubro. A iniciativa viabiliza o fornecimento de carne de frangos e ovos para a alimentação de crianças das escolas municipais. A primeira etapa do programa foi instalada na Escola Família Agrícola do Pacuí e comporta, aproximadamente, a produção de 200 frangos.

Interessados no programa e no ensino repassado pela Escola Família Agrícola, uma equipe de gestores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) esteve nesta terça-feira (9) visitando o espaço. Com articulação da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), a diretora Bianca Rigamonti explicou um pouco da história da instituição e contou como funciona os cursos.

O subsecretário da Semmopp, Emanuel Bentes, apresentou o espaço construído para o Proaves e a expectativa da Prefeitura com a iniciativa. “Além de conseguirmos gerar alimento saudável para nossas crianças, também estamos proporcionando aos alunos da Escola Família Agrícola o aprendizado prático na produção de aves e hortifrúti. O Proaves envolve desenvolvimento, economia e ensino”, ressaltou o subsecretário.

O pró-reitor de Extensão, Pós-graduação, Pesquisa e Inovação do Ifap, Romaro Duarte, afirma que a ideia é aproximar os alunos e professores com as atividades desenvolvidas pela Escola Família Agrícola por meio de uma parceria. “O nosso principal objetivo é trazer para a escola projetos de extensão e pesquisa que possam colaborar com o Proaves e também com as demais atividades ou cursos ofertados”, reitera o pró-reitor.

Para a diretora da Escola, Bianca Rigamonti, o Proaves veio para agregar mais valor a escola e a região do Pacuí. “Estávamos enfrentando muitas dificuldades, após os incentivos da Prefeitura de Macapá estamos conseguindo nos reerguer. Também esperamos que a parceria com o Ifap renda bons frutos, principalmente para os nossos alunos, que com certeza são os que mais ganham”, disse a diretora.

Segunda etapa do Proaves
A segunda etapa do Programa investe na criação de 450 pintas que se transformarão em galinhas poedeiras. A expectativa é que elas consigam produzir cerca de 160 mil ovos no período de 15 meses. A estrutura para receber as pintas também está sendo construída na escola.

Galpão está em fase de conclusão