Semtradi oferece curso de confecção de pipas e rabiolas para impulsionar negócios durante o Macapá Verão 2023

Aulas acontecem no centro comunitário profissionalizante do Congós, das 9h às 11h30, até a segunda-feira (26)

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Material produzido pelos alunos poderá ser levado para casa para compor suas peças iniciais de venda | Foto: Wellington Barros/PMM

A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) realizou nesta sexta-feira (23) a segunda aula do curso de confecção de pipas e rabiolas. A capacitação, que iniciou na quinta-feira (22) e encerra na segunda (26), tem como objetivo aprimorar as habilidades dos participantes na produção de pipas de alta qualidade e visa a oportunidade de lucro durante o aguardado evento Macapá Verão 2023.

Promovido pela Prefeitura de Macapá, o Macapá Verão é um evento que ocorrerá durante todo o mês de julho e promete agitar a cidade com diversas atividades de lazer e entretenimento. Com o intuito de impulsionar os negócios locais, a Semtradi enxergou na confecção de pipas uma excelente oportunidade para os empreendedores da região.

O estudante de 13 anos, Kauã Pereira, explicou que não sabia fazer da forma correta e agora conseguiu aprender para vender modelos de qualidade. Ele também explicou que foi orientado sobre a maneira segura de utilizar o material produzido.

“Outra coisa importante que foi falado é sobre o uso consciente das pipas e rabiolas, sobre os locais adequados, lei, proibição e riscos do uso do cerol e da linha chilena”, ressaltou Kauã.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas mais elaboradas de fabricação de pipas para produzir exemplares de alta qualidade e desempenho. Através do domínio de técnicas como escolha dos materiais, corte e montagem precisos, os alunos estarão aptos a oferecer produtos diferenciados e atrativos para os consumidores.

Autônoma e artesã, Graciele Silva da Costa, 29 anos, resolveu participar do curso para aprender a produzir pipas e rabiolas e assim comercializar nos eventos do Macapá Verão e também próximo de sua residência. Ela conta que também pretende ensinar as crianças de seu bairro.

“Onde moro é periferia e tem muita criança. Elas querem aprender a fazer. Já marquei de ensinar elas amanhã. Espero conseguir boas vendas e fazer uma renda extra”, contou a artesã.

Graciele Silva vai ensinar as crianças de seu bairro a como produzir e também reforçou o compromisso de ensina-las os locais adequados para brincar e o que não pode ser usado | Foto: Wellington Barros/PMM

Além da capacitação técnica, os participantes serão instruídos sobre aspectos relacionados à gestão de negócios, como precificação, estratégias de venda e marketing. Dessa forma, estarão preparados para aproveitar ao máximo a temporada do Macapá Verão e alavancar seus empreendimentos.

Coordenadora do trabalho, emprego e renda da Semtradi, Elciane Barbosa fala da oportunidade que é essa época do ano para empreender.

“O verão está chegando e essa capacitação prepara os alunos para aproveitar a oportunidade que surge nessa época com as pipas. Também é preciso ter o cuidado de reeduca-los quanto as proibições do cerol e linha chilena para uma brincadeira consciente“, explica a diretora.

A confecção de pipas e rabiolas é uma atividade tradicional e muito popular em Macapá durante às férias de julho, e durante o Macapá Verão a procura por esses brinquedos tende a aumentar consideravelmente.

Com o curso oferecido pela Semtradi, os participantes terão a chance de se destacar no mercado e oferecer pipas de alta qualidade para conquistar uma fatia desse promissor nicho de negócios.

Embelezamento da cabeça aos Pés:

Na manhã desta sexta-feira (23), também foram encerrados os cursos de SPA dos pés e Extensão de cílios. foram 60 mulheres capacitadas para atuarem no mercado da beleza e estética, todas receberam certificados de reconhecimento de participação. Durante o encerramento foi oferecido um coffe Break para as alunas concluintes.