A Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed) reuniu na manhã desta sexta-feira (3) professores da Educação Infantil das escolas do campo, para a 3ª formação do Programa Criança Alfabetizada. A capacitação promoveu formação continuada aos educadores, por meio de ações estratégicas e o aprimoramento de novas práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica.
A temática desta formação visa ‘’O conhecimento matemático, as interações, as brincadeiras e as experiências da criança na Educação Infantil’’, com o eixo: Literatura infantil indígenas – Educação para Relações Ético-raciais – Erer.
Durante o curso houve atividades lúdicas voltadas à alfabetização matemática com ensinamentos por meio da diversão e recreação (música e valor dos produtos) e também didáticas inclusivas.
38 professores de educação infantil de 6 distritos de Macapá participaram da capacitação do programa Educa Macapá.
Para a professora Marceli Rocha, do Distrito do Pacuí – comunidade do Corre Água do Piririm, destacou a importância da formação como um processo de aprendizado para todos. É uma formação que visa a inclusão social. Sendo um momento de aprender e levar conhecimentos em busca de incentivar a imaginação e a curiosidade educacional.
‘’Na minha sala de aula tenho uma aluna surda. Ela tem dificuldades em aprendizagem, mas quando levo esses conhecimentos e os preparo da melhor forma, todos conseguem aprender’’, relatou a professora da educação infantil.
Nilda Monteiro, professora da Escola Municipal Pratinha, localizada no distrito de Santa Luzia do Pacuí, veio para formação em busca de novos conhecimentos e aperfeiçoamento para levar à sala de aula.
‘’Esse curso é relevante para fortalecer nossos conhecimentos para ensinar os alunos por meio do lúdico’’, disse a educadora.
A secretária de Educação, Monick França, destacou o objetivo da formação no processo de alfabetização dos alunos da rede municipal, em especial aos estudantes do campo. Além disso, mencionou o eixo literário na literatura infantil indígenas – Educação para Relações Ético-raciais
‘’Cada formação tem uma temática específica. São temas importantes na desconstrução de preconceitos e estereótipos criados acerca destes grupos, que historicamente são excluídos’’, concluiu.
Fernando Tavares* – Estagiário sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social
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