Semana da Árvore: Prefeitura de Macapá promove programação voltada ao meio ambiente e sustentabilidade

As ações acontecerão entre os dias 20 e 24 de setembro com plantio de árvore, educação ambiental, blits educativa com entrega de mudas e visita guiada de estudantes ao Bioparque.

Por Dulce Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) iniciará do dia 20 a 24 de setembro ações alusivas ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. As atividades possibilitam entender a importância da árvore para o ser humano e como proteger o meio ambiente, intensificando as arborizações na cidade.

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural, foi programado uma semana com diversas ações, como plantio de árvores, campanhas em escolas, confecções de lixeiras ecológicas e visita guiada ao Bioparque da Amazônia.

A programação da Semana da Árvore acontecerá de 20 a 24 de setembro com plantio de 90 mudas de espécies como oiti, alvineira, ipê amarelo e sumaúma. Entre os lugares contemplados com o trabalho de arborização estão a rua José Tupinambá (ao lado do aeroporto) a Lagoa dos Índios, Residencial Mucajá, Morada das Palmeiras, Bairro Perpétuo Socorro, Arena do Jardim I.

“Trabalhamos em uma programação com ações para que, no futuro, as crianças que estão fazendo parte desse incentivo sintam orgulho de ver uma árvore que elas mesmas ajudaram a plantar e, principalmente, ensinar que, como cidadãos, precisamos adotar práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente.

A semana da árvore foi pensada com o objetivo de deixar a cidade mais arborizada, assim se se dividiu nas seguintes datas:

Segunda-feira, 20 de setembro – iniciando com o plantio na rua José Tupinambá (ao lado do aeroporto) de 20 arbóreas, doações de mudas e ação de conscientização ambiental.

Terça-feira, 21 de setembro – abertura com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Raimundo Amanajás Amoras, explanando a importância de se adotar uma árvore e quais seus benefícios. Serão plantadas mais 26 arbóreas e o secretario irá fazer um plantio simbólico com as crianças e moradores.

Dando continuidade às ações, serão implantadas lixeiras ecológicas, além de mais uma ação voltada à conscientização ambiental realizada pela divisão da Educação Ambiental, que irá percorrer vias informando a população sobre a importância de manter o ambiente limpo e preservar as plantas doadas naquele local. Finalizando o dia com blitz educativa com entregas de mudas e sacolinhas de lixo para automóvel.

A partir de uma prévia visita realizada no residencial Mucajá, a equipe da educação ambiental detectou a importância de implantar algumas 10 lixeiras ecológicas. reutilizando pneus de carro, em lugares estratégicos, tendo em vista que as lixeiras já existentes no local não comportam a quantidade de lixo do habitacional.

Lixeiras ecológicas

Quarta-feira, 22 de setembro – o bairro Morada das Palmeiras receberá 26 arbóreas.

Quinta-feira, 23 de setembro – a programação continua com o plantio de duas mudas de ipê amarelo na Escola Municipal Cantinho do Amor, localizado no bairro Perpétuo Socorro. Além disso, 10 alunos do 2º período da instituição serão guiados pelos professores e a equipe da Educação Ambiental da Semam em uma visita ao Bioparque da Amazônia.

“O Bioparque também trabalha com a conscientização ambiental. As crianças, por exemplo, costumam ficar fascinadas com a natureza presente no espaço. A semana da árvore proporcionará, através da visita guiada, uma visão diferenciada sobre a fauna e flora amazônica, por meio da contemplação da natureza e educação ambiental”, comenta o diretor-presidente do Bioparque, Marcelo Oliveira.

Sexta-feira, 24 de setembro – para finalizarmos a semana serão feitos plantios de 16 arbóreas na arena do Jardim I e doações de mudas. Além disso, mais intervenções voltadas à educação ambiental serão feiras na comunidade e, ainda, um jogo de futebol com as crianças do projeto “Garoto do Futuro”.

Dia da árvore
Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.