Mais de um quilômetro de extensão do canal do Beirol, na zona sul da cidade, já recebeu tubos de concreto formando uma barreira de segurança no entorno. Além de proteger, a Prefeitura de Macapá está deixando o espaço agradável para quem mora na região, com o plantio de mudas ornamentais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é a responsável pelo serviço. Serão usadas aproximadamente três mil mudas de vermelhinhas, brasileirinhas, onze horas e ruelas. Uma equipe de seis pessoas trabalha desde terça-feira (21), para concluir o serviço no prazo de 15 dias.
No perímetro, que contempla a rua do canal do Beirol entre as avenidas Timbiras, Goitacazes, Aimorés, Galibis, Tupiniquis e Xavantes, já foram instalados quase 600 tubos.
“A barreira foi instalada para garantir segurança aos moradores e motoristas. Com isso, a Semam aproveitou a oportunidade para embelezar o local com o plantio de mudas que vieram do nosso Horto Municipal”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.
As espécies plantadas dentro das manilhas, foram escolhidas por apresentar característica de fácil adaptação. Cada tubo está recebendo terra preta e duas mudas.
“A Semam incluirá esse ponto no calendário de manutenção. A cada duas semanas visitaremos o o local para ver o crescimento delas e fazer a poda”, explica o chefe de paisagismo do Horto Municipal, Lázaro Amanajás.
Além da equipe da Semam, o plantio nos tubos de concreto conta com o apoio dos moradores da área de entorno do canal que, por iniciativa própria, também estão plantando várias espécies.
Após a finalização da instalação da barreira e do paisagismo, a próxima etapa será executada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), onde será feita a mudança de sentido das vias para mão única. Para melhorar a mobilidade, um novo trabalho de recapeamento também está no planejamento da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).