Secretários municipais passam por treinamento para aprimorar a gestão pública em Macapá

O módulo foi direcionado à criação de soluções tecnológicas visando a otimização da prestação do serviço público.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os gestores das secretarias municipais de Macapá participaram do 4º módulo de um treinamento que visa aprimorar a gestão pública municipal, de forma à otimizar os resultados e, com isso, melhorar a satisfação da população que diariamente utiliza os serviços públicos. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) e a consultoria foi pelo ex-prefeito de Vitória (ES), Luciano Rezende, que ficou a frente do executivo municipal por oito anos.

Neste módulo, Luciano Rezende, abordou questões relacionadas à utilização da tecnologia como forma de melhorar as entregas dos serviços públicos à população. Para isso, ele mostrou alguns exemplos de sucesso implantados em sua gestão em Vitória, como a digitalização de uma série de serviços públicos, como emissão de alvará, agendamento e confirmação de consultas, entre outros que podem servir como modelo de aplicação em Macapá.

“Mostramos algumas possibilidades do governo inteligente, que usa uma atitude de inovação para fazer mais e melhor com menos recursos, de forma a beneficiar a população e especialmente quem mais precisa com melhor prestação de serviço. A partir da adoção desse conceito, poderemos ter uma cidade mais justa, humana e feliz”, destacou Luciano Rezende.

Uma das participantes foi a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, que destaca que a iniciativa é importante para que os gestores possam ampliar a visão no planejamento da prestação dos serviços públicos.

“Este é um momento fundamental porque aprendemos sobre as técnicas e gestão e como para muitos secretários essa é a primeira experiência, ter esse direcionamento como uma pessoa qualificada e que tem uma outra visão é importante para o aperfeiçoamento das atividades que a gente já desenvolveu”, afirmou a gestora.