Secretaria de Habitação de Macapá inicia tratativas para remanejamento das famílias do entorno da Praça Jaci Barata

Cerca de 32 famílias serão remanejadas do espaço, que segue em obras.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

Secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Nildo Nunes, se reuniu com os moradores da área | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) promoveu a primeira reunião com as famílias que residem próximo à Praça Jaci Barata, no bairro Perpétuo Socorro, na orla de Macapá. Nesta segunda-feira (31), uma equipe também esteve no local coletando informações dos moradores que serão realocados da área.

De acordo com o secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Nildo Nunes, cerca de 32 famílias que residem no local serão remanejadas para a conclusão da obra de revitalização da praça, que faz parte do projeto “Orla Viva” da Prefeitura de Macapá, que visa valorizar e desenvolver o turismo na capital.

“Inicialmente, estamos em tratativas com as famílias. A Prefeitura disponibilizou uma área que comporta cerca de dez famílias que optarem pela realocação na lateral da via principal que vai passar ao lado da praça. As demais serão indenizadas pelo Município, para que haja a desocupação ordenada”, explicou o secretário.

Secretário Nildo Nunes e fiscais da Semhou avaliando o local I Foto: Alexandra Gomes/PMM

A nova Praça Jaci Barata tem uma área de pouco mais 96 mil m², e parte do terreno foi ocupado irregularmente por famílias que passaram a comercializar algum tipo de produto as margens do canal Igarapé das Mulheres. Com a obra de revitalização, o espaço precisa ser desocupado.

O comerciante Antônio Rocha, de 60 anos de idade, reside no local há dez anos com a esposa e os filhos. Ele avalia a iniciativa da gestão municipal como positiva.

“Já conversamos com as equipes da secretaria e minha esposa e eu decidimos pela indenização. A gente quer recomeçar num lugar mais tranquilo, com outro ramo de negócio”, disse o morador.

Obra de revitalização
Os serviços na praça são executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob). No local são feitos trabalhos de drenagem e nivelamento do terreno com terraplanagem. Após essa etapa, começam as construções dos equipamentos.

A obra precisou ser paralisada para realizar mudanças e adequações no projeto arquitetônico e o novo modelo será integrado ao acesso à extensão da Avenida FAB, que será mais uma opção de saída ou entrada para o Igarapé das Mulheres. Além disso, a mudança promove a integração de empreendedores locais que trabalham com venda de comidas e brinquedos, que não eram contemplados inicialmente.

A praça será referência em lazer, esporte e convivência e tem uma área de pouco mais 96 mil m². O espaço foi projetado pela arquiteta Rosa Grena Kliass, de 88 anos, especialista em paisagismo. Um dos projetos de maior destaque da profissional é a Avenida Paulista, e no Amapá, Kliass foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto do Parque do Forte.

O novo espaço de lazer que embelezará a orla de Macapá terá ambientes desenvolvidos para a prática de esportes e contemplação com jardins. Ele também contará com deck de madeira, três quadras poliesportivas, redário, bicicletário, estacionamento, campo gramado, campo de areia e espaço de convivência com um lago e jardins.

O local de recreação custará pouco mais de R$ 9,4 milhões e a obra é executada com contrapartida municipal, mais emenda federal.

Obras da Praça Jaci Barata, na orla de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM
Praça será referência em lazer, esporte e convivência | Foto: Rogério Lameira/PMM