Orla Viva: Prefeitura de Macapá retoma obra da Praça Jaci Barata

Local retoma serviços iniciais de terraplanagem e drenagem.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Obras da Praça Jaci Barata, na orla de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM
Obras da Praça Jaci Barata, na orla de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá retomou os serviços de construção da Praça Jaci Barata, na região central da cidade. A obra integra o projeto municipal Orla Viva, que visa valorizar e desenvolver o turismo na capital. No local são executados trabalhos de drenagem e nivelamento do terreno com terraplanagem. Após essa etapa, começam as construções dos equipamentos.

A obra precisou ser paralisada para realizar mudanças e adequações no projeto arquitetônico e o novo modelo será integrado ao acesso à extensão da Avenida FAB, que será mais uma opção de saída ou entrada para o Igarapé das Mulheres. Além disso, a mudança promova a integração de empreendedores locais que trabalham com venda de comidas e brinquedos, que não eram contemplados inicialmente.

Obras da Praça Jaci Barata, na orla de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM
Praça será referência em lazer, esporte e convivência | Foto: Rogério Lameira/PMM

Estrutura
A praça será referência em lazer, esporte e convivência e tem uma área de pouco mais 96 mil m². O espaço foi projetado pela arquiteta Rosa Grena Kliass, de 88 anos, especialista em paisagismo. Um dos projetos de maior destaque da profissional é a Avenida Paulista, e no Amapá, Kliass foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto do Parque do Forte.

O novo espaço de lazer que embelezará a orla de Macapá terá ambientes desenvolvidos para a prática de esportes e contemplação com jardins. Ele também contará com deck de madeira, três quadras poliesportivas, redário, bicicletário, estacionamento, campo gramado, campo de areia e espaço de convivência com um lago e jardins.

O local de recreação custará pouco mais de R$ 9,4 milhões e a obra é executada com contrapartida municipal, mais emenda federal.

Obras da Praça Jaci Barata, na orla de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM
Obra precisou ser paralisada para mudanças e adequações no projeto arquitetônico | Foto: Rogério Lameira/PMM