Rotina pedagógica das escolas de Macapá é acompanhada diariamente por equipes da Semed

Os superintendentes escolares visitam e coordenam mais de 80 escolas, em uma iniciativa inédita na capital.

Por Lázaro Gaya e Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Servidores na Emei Cantinho do Amor | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Desde 2021, a Prefeitura de Macapá implementa na rede municipal de Educação uma estratégia inédita para acompanhar de perto o cotidiano das escolas. Trate-se do programa Educa Macapá, realizado por meio de superintendentes escolares que visitam e mantém contato direto com mais de 80 unidades de ensino. O objetivo é fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da capital por meio de diversas ações.

A equipe de superintendentes é composta por 10 profissionais que acompanham o cotidiano de 47 escolas de ensino fundamental e 38 unidades de educação infantil. Durante as visitas, os profissionais também observam as situações estruturais e sociais das instituições e de suas comunidades escolares, respectivamente. Assim, o Município coordena e adequa as estratégias pedagógicas a cada realidade.

Regiane Coutinho é uma das profissionais responsáveis por acompanhar as escolas. Ela conta que o contato direto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com as equipes administrativas é um grande avanço para a organização pedagógica da capital.

“Precisamos conhecer o ambiente, para entender de que forma cada equipe trabalha e se organiza. Isso nos ajuda muito na hora de fazer a interferência pedagógica e coordenar outras metodologias inovadoras, como a avaliação diagnóstica”, conta a servidora.

O impacto do acompanhamento direto desses profissionais já é sentido nas diversas unidades de ensino. O diretor da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantinho do Amor, Josielson Uchôa, conta que o contato direto com a Semed facilita a identificação e solução de diversos problemas.

“Com esse suporte que a Semed dá, a gente se sente com apoio em dobro para desenvolver nossas atividades. Os superintendentes acompanham todo o processo educacional e isso traz resultados muito bons para os estudantes”, ressalta o gestor.

Educa Macapá
O programa educacional foi criado em 2021 para recuperar as lacunas deixadas pelo período pandêmico. Um ano depois, o trabalho das equipes da Semed começa a transformar a realidade do ensino público ofertado pelo Município.

O Educa Macapá tem o desafio de tornar a capital uma referência em Educação, com atuação baseada em cinco eixos: formação continuada; acompanhamento escolar, com foco na aprendizagem; avaliação; material estruturado e apoio à gestão. 

Todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no processo educacional tem acesso a capacitações voltadas para a implementação de um novo fluxo pedagógico e administrativo, tornando mais eficientes as metodologias pedagógicas e as tomadas de decisões das unidades escolares.

As avaliações diagnósticas, realizadas por mais de 22 mil estudantes em março, também demonstra o novo momento no ensino de Macapá, com políticas públicas em Educação implementadas com base em dados.

Diretor da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, prefeito Dr. Furlan, e secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Parceria
O programa é realizado em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), baseado nas experiências de sucesso efetuadas na cidade de Sobral (CE). Em apenas 12 anos, a cidade cearense saltou para 4.6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação aos primeiros anos do ensino fundamental.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, explica que a parceria com a Prefeitura de Macapá é de grande importância, pois traz para a capital experiências de quem já enfrentou desafios similares.

“O objetivo do Educa Macapá é dar um salto na Educação do Município, assim como foi feito em Sobral, que possui realidades parecidas com as nossas. Vamos continuar trabalhando de domingo a domingo para alcançar este objetivo”, diz.

A coordenadora da Associação Bem Comum, Leuzimirtes de Loiola, reforça que a recomposição das aprendizagens, planejada pela Semed para o segundo semestre, será importante para que as limitações do ensino à distância sejam sanadas.

“Esses dois anos de aulas remotas tiveram aproveitamento mínimo das crianças. É um desafio enorme, mas em compensação é um momento ímpar, em que todas as equipes da Semed e das escolas estão empenhadas em retomar esse processo de ensino-aprendizagem das crianças”, afirma.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Leuzemirtes de Loiola, coordenadora da ABC | Foto: Lázaro Gaya/PMM