‘Quem suja, deve ser denunciado’, diz moradora sobre limpeza no canal do Nova Esperança

Em pouco mais de 15 dias, Zeladoria Urbana retirou aproximadamente 28 toneladas de lixo do local.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

“Se o lixo provoca o transbordamento dos canais durante as chuvas, quem suja deve ser denunciado”. É dessa forma que dona Eliane de Lima Garcia pretende agir daqui pra frente quando ver alguém despejando lixo e entulho no canal do bairro Nova Esperança, na zona Sul da cidade. A moradora acrescenta ainda que pessoas de outros bairros também jogam resíduos na área.

Em pouco mais de 15 dias de serviços no canal, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana retirou aproximadamente 28 toneladas de lixo do local. São resíduos que na maioria das vezes provocam o entupimento das manilhas e causam os transbordamentos durante as chuvas.

A limpeza e o desassoreamento dos canais que cortam a cidade fazem parte do conjunto de serviços que a prefeitura está fazendo para prevenir os efeitos das chuvas mais volumosas. Durante as ações foram encontradas várias garrafas pet, sacolas, latinhas de bebidas, pneus, móveis e muitos galhos de árvores, entre outros objetos.

“Nós sabemos que todo esse lixo e entulho, na maioria das vezes, são os responsáveis por deixar isso aqui praticamente no fundo. Toda a população precisa parar de despejar lixo nesses locais, nós temos que preservar e evitar os transtornos”, falou Benedito Marcelo Alves de Freitas.

De acordo com o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, o setor de limpeza pública está com demanda crescente de trabalho e as equipes estão se desdobrando para atender todas as regiões do município.

“O canal do Nova Esperança tem apenas 160 metros de extensão, mas nós já recolhemos uma grande quantidade de resíduos e os trabalhos não param. Se nós limpássemos e ninguém mais sujasse, muitos problemas seriam evitados durante o período invernoso”, disse o gestor.

Já receberam limpeza e desassoreamento os seguintes trechos: canal do Nova Esperança, avenidas 13 de setembro, Clevelandia de Sá, Clodóvio Coelho, Diógenes Silva e José da Silva Castro, além da rua Secundino Campos.

As equipes contam com auxílio de retro escavadeiras, pás mecanizadas, caçambas e materiais utilizados na remoção de entulhos. Os serviços devem ser concluídos até o fim da próxima semana.

Infração grave
Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Complementar nº 054/2008 do município de Macapá em seu Artigo 44, que prevê multas de até R$ 1,5 mil, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial (Ministério Público).