Projeto literário Super Leitor e aulas de judô foram destaques da 2ª Mostra Pedagógica da escola municipal Esforço Popular

Uma variedade de trabalhos artísticos, gastronômicos, de pesquisa, projetos sociais e empreendedorismo foram apresentados na mostra, pelos estudantes

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Arthur Alves /PMM

Dezembro é o mês em que as escolas estão finalizando o ano letivo e realizam as feiras e mostras pedagógicas para apresentação aos pais, amigos e à comunidade, de tudo que foi desenvolvido pelos professores e alunos, ao longo do período de aulas. Desta forma, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Esforço Popular, localizada na Zona Sul de Macapá, realizou na tarde desta terça-feira (19), a 2ª Mostra Pedagógica da instituição, com o tema “Educando para uma aprendizagem significativa”.

Uma variedade de trabalhos artísticos, gastronômicos, de pesquisa, projetos sociais e empreendedorismo foram apresentados na mostra, por cerca de 800 estudantes, do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os destaques do evento foram para o projeto Super Autor e para as aulas de judô realizadas na escola, por meio do projeto social “Esporte, Segurança e Descoberta de Talentos”.

O projeto Super Autor é de veiculação nacional, aberto à adesão de escolas que se mostrem interessadas. A professora Marinete dos Santos, uma das coordenadoras do projeto na Emef Esforço Popular, explicou que este é o primeiro ano da escola participando da iniciativa.  

“É nossa primeira vez participando desse projeto literário e foi um grande sucesso com nossos alunos. Ao todo, foram 49 autores que hoje estão autografando seus livros”, ressaltou a professora. Ela ainda destacou o quanto é importante incentivar a leitura, a escrita e a criatividade dos alunos, que também ilustraram suas histórias.

A pequena escritora Elianna Beatriz Costa, de 9 anos, autora do livro ‘A Princesa Ana e a Bruxa Lucrecia’, falou um pouco sobre sua história. “Na minha história a bruxa transforma a princesa numa serpente, e somente a bruxa Lucrecia pode salvá-la. Mas não é tão fácil convencer a malvada a quebrar o feitiço”, disse a menina em tom de mistério.

Por sua vez, o professor de judô Yuri Valente, de 26 anos, coordenador do projeto social Esporte, Segurança e Descobertas de Talentos, destacou a importância das aulas da arte marcial na escola, uma vez que a atividade, além de fazer bem para o corpo, mantém a mente saudável. “Já passaram pelo projeto, mais de 200 crianças. Estamos formando não apenas competidores, mas cidadãos”, disse o professor.

O aluno Mateus da Silva, de 9 anos, treina judô há um ano e falou orgulhoso de suas conquistas. “Já fui para competições e ganhei medalhas. Penso em ser um grande atleta no futuro e estou gostando muito dessa experiência”, enfatizou.

A gestora da Emef Esforço Popular ressaltou a importância da mostra para os alunos, uma vez que a exposição dos trabalhos reflete os esforços e o desenvolvimento de cada um durante o ano letivo. “A mostra é o momento dos alunos brilharem, de mostrarem seus talentos e o resultado de todo aprendizado que assimilaram durante o ano”, evidenciou a gestora.  

Além dos projetos sociais, fizeram parte da programação, apresentação de capoeira, dança, teatro, feira de empreendedorismo, exposição de obras de arte e maquetes dos pontos turísticos de Macapá.

A mostra pedagógica busca promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva dos alunos, estimular o conhecimento e a atividade científica, na construção de um conhecimento sistematizado, investigativo e empreendedor.