Projeto cultural da Emei O Pequeno Príncipe leva estudantes para visitação ao patrimônio histórico Fortaleza de São José de Macapá

Cerca de 150 alunos conheceram os compartimentos do Museu da Fortaleza, a capela de São José, o desaguadouro e a galeria com a exposição de fotos históricas de Macapá e do Amapá

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

150 alunos participaram da atividade | Foto: Jesiel Braga /PMM

Transmitir saberes sobre a história e a cultura do lugar em que se vive é papel, principalmente, da escola. E neste sentido, a escola municipal de educação infantil O Pequeno Príncipe, por meio do projeto “Nossa Cultura”, trouxe para visitação na Fortaleza de São José de Macapá, cerca de 150 estudantes, que se deslumbraram com o tamanho da construção histórica e todas as suas curiosidades.  

Para  Neize Cunha, diretora da escola, promover esse contato das crianças com o patrimônio histórico, seja material ou imaterial, é muito importante, porque desde cedo, elas vão construindo a ideia de valorização do conhecimento, da preservação da história de sua cidade, do seu estado e de seu povo.

“O projeto, além de promover conhecimento para os estudantes, ainda traz a interação entre pais, profissionais da educação e alunos”, complementou a diretora. Neize Cunha, ainda ressaltou que, para a segurança das crianças, além da presença dos pais, 41 servidores da escola, acompanharam a visitação.

Os alunos conheceram os compartimentos do Museu da Fortaleza, a capela de São José, o desaguadouro e a galeria com a exposição de fotos históricas de Macapá e do Amapá. Ouviram histórias contadas pelas professoras e ao final da visitação realizaram um grande piquenique à sombra da Fortaleza.

O analista de redes, Luciano Romano, de 26 anos, pai da estudante Analu, do 1º período, da Emei O Pequeno Príncipe, falou da importância de trazer a filha para a atividade da escola. “É importante que nossos filhos tenham esse contato com a cultura, desde cedo, e estar aqui acompanhando essa visita, para mim é muito satisfatório”, disse.

O evento contou com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), com o suporte da enfermeira Arlene Silveira. “Estamos aqui somando com a organização do evento, atentos para qualquer eventualidade”, disse a enfermeira.

A programação é realizada pela Emei O Pequeno Príncipe com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Sobre o projeto

Nossa Cultura é um projeto desenvolvido pela Emei O Pequeno Príncipe e existe há 20 anos, trabalhando com os alunos o ensino das manifestações culturais do Amapá, evidenciando as danças e tradições medicinais, bem como as lendas da região. Realiza uma série de atividades com os estudantes, como exposição, contação de histórias e lendas, conhecimento das plantas medicinais, danças e visitações aos pontos turísticos de Macapá, como Museu Sacaca e Fortaleza de São José.

Sobre a Fortaleza de São José de Macapá

Foi construída no século XVIII na margem esquerda do rio Amazonas, a Fortaleza de São José de Macapá é considerada a maior fortificação do Brasil. Ela foi erguida com o propósito de defender a Amazônia diante da possibilidade de uma suposta invasão francesa. 

Confira mais fotos