Profissionais da educação recebem formação em bases legais e curriculares no ensino de tempo integral

Evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Educação e alcançou cerca de 100 profissionais de Macapá e outros municípios

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Arthur Alves /PMM

Na tarde desta quinta-feira (7), o Conselho Municipal de Educação de Macapá (CMEM) realizou formação sobre as Bases Legais e Curriculares da Educação em Tempo Integral, direcionada aos Conselheiros, Assessoria Técnico Pedagógica (CMEM) e Equipe de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O evento aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT), área central da cidade, e alcançou cerca de 100 profissionais de Macapá e de outros municípios.

De acordo com Rosylene Cunha, presidente do Conselho Municipal de Educação, os temas do evento tratam da Lei 14.640 de 31 de julho de 2023, que oficializa o ensino em tempo integral da educação básica nos estados e municípios. ”A partir da Lei, instituída no ano passado, o governo federal disponibiliza subsídios e assistência financeira às escolas de tempo integral. A capacitação se faz necessária para que os profissionais conheçam e entendam do que tratam as diretrizes que norteiam essa concepção de ensino”, evidenciou a presidente.

Madson Millor, secretário de educação de Macapá, ressaltou que para uma educação de eficiência, os processos educativos acontecem em conjunto com inúmeros agentes. “Promover a escuta entre educadores, pais e estudantes é de fundamental importância para podermos avançar na educação, e principalmente no que diz respeito ao ensino de tempo integral”, destacou o secretário.

O gestor Heverton Gonçalves, da Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery, listou algumas disciplinas extracurriculares que serão incluídas com a nova grade de ensino. “Além das disciplinas de português, matemática e geografia, teremos a inclusão da informática, robótica, cozinha educativa, música, esporte e outras atividades que envolvem arte e cultura”.

A capacitação “Bases legais em educação em tempo integral” foi ministrada pela Profª. Dra. Valéria Silva de Moaraes Novaes. E a Profª. Dra. Angela do Céu Ubaiara Brito, apresentou a palestra “Bases curriculares para a educação em tempo integral (com foco na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental). As duas profissionais são do quadro da Universidade Estadual do Amapá (UEAP).

A escritora e contadora de histórias Ângela Carvalho, ou simplesmente Angelita, como é conhecida no mundo das artes, recitou Cecília Meireles e Elisa Lucinda em homenagens às mulheres presentes no evento.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Macapá, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT) e Universidade Estadual do Amapá, por meio do Projeto Transformação (Programa de Extensão).

Segundo o secretário Madson Millor, este ano, cerca de oito escolas municipais vão oferecer a modalidade de ensino em tempo integral. Os pais que tenham interesse em matricular seus filhos nessas unidades devem ficar atentos ao anúncio de lançamento do Edital de Matrícula, no site da Prefeitura.

| Fotos Arthur Alves /PMM