Profissionais da educação de Macapá passam por formações voltadas para a Inclusão e Equidade na Jornada Pedagógica 2024

Professor Dr. Allan Rocha Damasceno, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trouxe provocações acerca dos temas para instigar reflexões nos profissionais, sobre suas realidades no contexto escolar

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Mary Paes /PMM

Neste sábado (2), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) finalizou o terceiro momento da programação da Jornada Pedagógica 2024. O evento aconteceu no Instituto Federal do Amapá (IFAP), na Zona Norte da cidade. A palestra foi direcionada aos professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino.

A programação contou com a participação do professor Dr. Allan Rocha Damasceno, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O profissional apresentou a palestra “Práticas Pedagógicas promotoras de inclusão e equidade na educação” que são temas da Jornada deste ano.

Allan Damasceno é pedagogo e psicopedagogo, especialista em Educação Especial, mestre e doutor em Educação. Recentemente, realizou estágio pós-doutoral no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. Allan tem dedicado mais de 20 anos à educação especial, com destaque às pessoas com deficiência, área na qual vem desenvolvendo pesquisas, investigação e trabalhos educacionais, no Brasil e no exterior.

“Trazemos para o evento de hoje, maneiras de pensar perspectivas de práticas inclusivas que apresentem desafios relacionados à forma de como os professores podem pensar essas práticas na escola, atendendo as demandas dos alunos, sobretudo, àqueles com deficiência, que tem imposto ao sistema de ensino, muitos desafios”, enfatizou o professor.

O secretário municipal de educação, Madson Millor, falou da importância de se trazer para a pauta, os temas da Jornada Pedagógica deste ano, pela necessidade de se estar atento aos desafios relacionados à inclusão e equidade nos processos educativos. “É de muita valia essa troca de conhecimentos porque por meio dessa interatividade é que podemos alcançar o nosso mister em promover a educação, não apenas para as nossas crianças, mas também, por meio das capacitações, alcançar todos os atores do ambiente escolar”, disse.

Millor ainda ressaltou que na Educação há sempre novos desafios a serem enfrentados, mas que a gestão está preparada para acompanhar cada momento de mudança, priorizando o ensino em todas as suas peculiaridades. 

A professora Socorro Figueiredo, gestora da EMEF São Raimundo, localizada no Distrito de Carapanatuba, falou da importância de levar o aprendizado de hoje para a sua comunidade. “Este é um momento ímpar, de enriquecer o nosso nível de conhecimento das práticas pedagógicas. Essa reciprocidade de saberes é muito importante para toda a comunidade escolar”, destacou a gestora.  Socorro atua há mais de 20 anos na educação, sempre trabalhando em escolas do campo. “Nosso papel aqui é de multiplicadora e nossa missão é avançar no ensino e aprendizagem por toda a nossa rede”, concluiu.

Além do secretário da Semed Madson Millor e do palestrante Allan Damasceno, compuseram o dispositivo, no evento, a subsecretária de gestão educacional, Monick França, o reitor do IFAP, Romaro Antonio Silva, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosylene Cunha e a professora da EMEI Mundo da Criança, Paula Santos Cabral.

A programação da Jornada é dividida em quatro momentos, distribuídos em datas alternadas do mês de fevereiro e início de março, com intuito de atender os profissionais, de forma mais organizada, de acordo com suas áreas de atuação. Ao todo, 1500 profissionais vão passar pelas formações.

O quarto momento da jornada acontece ainda neste mês de março e será direcionado aos secretários administrativos, merendeiras, serventes, auxiliar de disciplina, barqueiros e motoristas.

|Fotos: Mary Paes /PMM