Professores das escolas de ensino fundamental do município de Macapá participam do projeto Trilhas de Avaliação

Projeto apresenta resultados das avaliações diagnósticas, formativas (I e II) e de fluência em leitura dos estudantes do 1º ao 5º ano

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Professores da rede municipal de ensino participam do projeto Trilhas de Avaliação | Foto: Mary Paes /PMM

Melhorar a educação e buscar formas de avançar nos índices de aprendizagem do município é uma das prioridades da Prefeitura de Macapá. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem trabalhando estratégias de ensino, em conjunto com sua equipe de profissionais, desenvolvendo projetos como o Trilhas de Avaliação, que aconteceu na manhã deste sábado (5), nas escolas municipais de ensino fundamental, localizadas na zona urbana da capital.

De acordo com subsecretário de gestão educacional, Ebrely Andrade, o evento de hoje é a 2ª edição do projeto Trilhas de Avaliação. A primeira edição aconteceu com os gestores e coordenadores pedagógicos, nos meses de maio e junho deste ano. E agora chegou a vez de aproximadamente, 800 professores, do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental, da rede de educação do município, apresentarem os resultados avaliativos do primeiro semestre de aulas.

Para o subsecretário, a apresentação dos resultados pelos professores é importante para o conhecimento das metodologias de ensino aplicadas em sala de aula, refletindo as estratégias assimiladas durante as formações oferecidas pelo programa Educa Macapá, e com a utilização dos materiais didáticos disponibilizados pelo programa, utilizados na rede municipal de ensino.

“Este é um momento de discussão sobre a aprendizagem dos nossos alunos. Esse encontro vem a partir das políticas de evidências para a alfabetização. Esses dados são utilizados para que os professores possam fazer planejamento e intervenções pedagógicas que visam garantir o direito à aprendizagem com o objetivo de que todas as  crianças do município aprendam a ler e a escrever no tempo certo”, destacou Andrade.  

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amapá, Mariléia Barbosa, disse que este momento serve para os professores compartilharem suas experiências e resultados dentro de sala de aula.

“O Trilhas de Avaliação de hoje, com os professores, é um momento de troca de experiências e compartilhamento de estratégias de aprendizagem. Também é um momento de reflexão para se descobrir o que deu certo e o que não deu tão certo, e a partir disso, buscar dentre as estratégias e metodologias apresentadas, aquelas que possam ser aplicadas para o novo bimestre”, ressaltou a diretora.

Com o intuito de alcançar bons resultados de aprendizagem, os professores buscam alternativas lúdicas de ensino, como os jogos educativos, as brincadeiras, leitura, contação de histórias e as atividades esportivas como a capoeira, por exemplo, que traz conhecimentos culturais e ancestrais para o ambiente escolar.

O professor do 5º ano, Marlon Jardim, fala da contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento do aluno. “Trabalhos em grupo funcionam muito bem para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Os Jogos educativos são muito bem aceitos entre eles, porque essas atividades vão além do aspecto motor, envolve corpo e mente, facilitando a interação, a afetividade e a socialização como um todo”, ressalta o professor.

Sobre o Trilhas de Avaliação

O objetivo do projeto é realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações realizadas no contexto escolar, planejar estratégias pedagógicas com base nesses resultados e promover espaços de diálogo e troca de experiências entre os profissionais da educação.

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