Com caminhões carregados de toneladas de alimentos, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem intensificado a entrega de merenda nas escolas municipais. A ação ocorre de maneira regular e proporciona aos alunos um cardápio de qualidade, aprovado por nutricionistas. A merenda escolar se soma ao Cartão Merenda, benefício no valor de R$ 400,00 destinado aos estudantes. Deste modo, o município tem garantido a segurança alimentar dos alunos dentro e fora do ambiente escolar.
Os itens entregues nas escolas são compostos por arroz, feijão, frango, carne bovina, charque, macarrão, bolachas, milho, dentre outros alimentos, possibilitando assim uma alimentação saudável e balanceada, para os dias de merenda doce e salgada.
“O reforço da merenda dentro das escolas é um dos compromissos assumidos pelo prefeito para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na capital. A gente entende que uma criança bem alimentada tem maiores possibilidades de aprender e é neste sentido que trabalhamos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.
Os produtos são adquiridos através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e contrapartida do Tesouro Municipal. As entregas suprem parte da demanda de todas as escolas do município. Após a entrega, o Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA) fica responsável por acompanhar as escolas quanto ao preparo dos alimentos. A Semed também realiza periodicamente o repasse de verbas via caixa escolar para que cada escola possa realizar a compra de mais alimentos, de acordo com as suas especificidades.
“Nós possuímos uma equipe de nutricionistas que atua no sentido de orientar os responsáveis pelo preparo da merenda em cada escola para que as crianças possam receber todos os nutrientes necessários para auxiliar no seu crescimento e aprendizado”, ressaltou o subsecretário de Planejamento e Gestão da Semed, Diego Santos.
Mesmo os estudantes que ainda não haviam sido autorizados a voltar às aulas presenciais tiveram possibilidade de ir às escolas apenas para fazer suas refeições. Como complemento a este esforço com relação à alimentação, no segundo semestre Prefeitura lançou também o Cartão Merenda.
Em conjunto com servidores do Programa Saúde na Escola (PSE), a Semed também iniciou os estudos para a implementação de um cardápio diferenciado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e intolerância alimentar.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
O Pnae oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.