Prefeitura inaugura primeira central de reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos de Macapá

Prefeito Dr. Furlan anunciou a Central de Logística Reversa nesta terça-feira (5).

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Central de Logística Reversa funcionará na Zeladoria Urbana de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

Macapá é a primeira cidade do Amapá a aderir ao Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, com a inauguração de um Ecoponto para o descarte dos objetos. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura, Ministério do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

A Central de Logística Reversa foi inaugurada nesta terça-feira (5), pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, na área externa do prédio da Zeladoria Urbana, localizado na Avenida Maria Quitéria, 301, bairro Trem. O espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

Macapá é a primeira cidade do Amapá a aderir ao Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos | Foto: Rogério Lameira/PMM

“O sistema de logística reversa representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na nossa capital. Vamos tentar diminuir a quantidade de entulhos que são jogados em vias públicas, além de educar a sociedade sobre preservação ao meio ambiente e ainda gerar oportunidades de emprego e renda no município”, reforça o prefeito, Dr. Furlan.

Apenas aparelhos eletroeletrônicos de uso domiciliar, ou seja, computadores, celulares, telefones, impressoras, televisores e outros podem ser descartados na central. Anualmente, Macapá recolhe aproximadamente 7 toneladas desses objetos descartados em locais inadequados.

Para o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, trata-se da “união de forças para tornar Macapá referência na questão da conscientização ambiental, disponibilizando à população local adequado para o descarte”.

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, também mencionou a importância do trabalho em conjunto para o sucesso da política pública ambiental, principalmente quando o foco é a sustentabilidade.

“Essa ação é resultado do decreto do Governo Federal assinado em 2021, instituindo a logística reversa de eletroeletrônicos em todo o Brasil. Nessa integração do poder federal, municipal, e entidades apoiadoras, todos saem ganhando”, concluiu o representante do governo federal.

O sistema de logística reversa foi normatizado em 2020, no âmbito do programa Lixão Zero. A expectativa é que 400 cidades brasileiras contem com o serviço até 2025. A inciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

“O objetivo da central é expandir a coleta de eletroeletrônicos e destiná-los adequadamente para serem reciclados”, disse o representante da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Bruno Reis.

Serviço
Os munícipes poderão deixar os objetos na área externa do prédio da Zeladoria Urbana, que está localizado na Avenida Maria Quitéria, 301, bairro Trem. O espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.