Prefeitura e Liga das Escolas de Samba alinham Carnaval 2022

A reunião aconteceu no gabinete civil da Prefeitura de Macapá e contou com a presença de gestores municipais e as diretorias carnavalescas.

Por Redação com informações de Naiara Milhomem - Secretaria Municipal de comunicação Social

A Prefeitura de Macapá reuniu com a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) para discutir a possibilidade da realização do Carnaval 2022 na capital, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (12) e na oportunidade foram levantadas demandas e avaliadas as oportunidades de crescimento. Além disso, também foram discutidas as medidas de segurança que deverão ser adotadas.

“A possível retomada do Carnaval significa que estamos vencendo a Covid-19 e respeitando, claro, todas as medidas de segurança. Neste primeiro momento nossa meta será buscar recursos para realização do evento, que é considerado um dos maiores para Macapá’’, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

A reunião contou com a presença da secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, do secretário municipal de Articulações Institucionais, João Henrique Pimentel, da presidente Liesap, Lizete Jardim e de representantes das escolas de samba de Macapá.

De acordo com o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida, o Carnaval é um importante evento para Macapá, não só no campo cultural, mas, também, por ser o responsável pela geração de empregos e renda, especialmente no segmento cultural. ‘’O evento fomenta e gerações de empregos de forma rápida para microempreendedores, para cultura e turismo, o que reflete diretamente na economia local’’, afirmou.

Durante a reunião, Lizete Jardim destacou que a Liesap já está se organizando para a realização do evento em 2022 e que o papel da Prefeitura de Macapá é fundamental para que ele ocorra. “Estamos correndo atrás e até o momento já conseguimos as estruturas que deverão ser usadas. Agora precisamos do apoio do município, do Estado e de verbas federais. Estamos contentes em saber que o prefeito Furlan está com a gente”, disse a presidente.

Recurso
No início de outubro deste ano os gestores do executivo municipal e carnavalescos já haviam feito um alinhamento inicial sobre o evento, que tem alocação de recurso do deputado federal Vinicius Gurgel.

À época, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Benício Pontes, explicou que o  recurso destinado para o carnaval estava perdido e com esforços do município foi resgatado para que o carnaval seja realizado em 2022. “Atendendo um anseio de carnavalescos e brincantes, além de pensar no fomento econômico, turístico e cultural que o evento proporciona à capital”, explica.