Prefeitura e Governo estadual levam capacitação a servidores da Semam

As oficinas foram voltadas à Divisão de Educação Ambiental e encerraram neste sábado (05).

Por Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou uma série de oficinas junto aos servidores da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O objetivo foi levar conhecimento aos servidores para que entendam a importância de sensibilizar a população em relação aos cuidados com meio ambiente. A ação aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de novembro, no Horto Municipal.

Para o titular da Semam, Marcelo Oliveira, a ideia das oficinas, além de qualificar os servidores, objetiva a troca de experiência que, segundo o secretário, é primordial para fortalecer o conhecimento prático e teórico em relação à preservação do meio ambiente.  “Nossa proposta é promover uma cidade sustentável, levando o conhecimento, informações acerca da importância do nosso meio ambiente, educação ambiental, empreendedorismo sustentável e mobilização participativa”, explicou.

Durante os três dias, os participantes foram capacitados com Noções de Educação Ambiental, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Empreendedorismo Sustentável e reaproveitamento e agregação de valores -3Rs. A atividade foi promovida no Horto Municipal, que é o órgão responsável pela produção de mudas de flores, plantas nativas e ornamentais que são cultivadas nas praças, canteiros e rotatórias da capital. Atualmente, o espaço cerca de 50 mil mudas de várias espécies.

Segundo o instrutor Renato Brasiliense, da Sema, a parceria entre Estado e Município é fundamental para a integração dos dois entes, porque ambos desenvolvem um papel igualitário junto as questões ambientais. “Os conteúdos desenvolvidos servirão de base e argumento para a defesa da causa ambiental porque, muitas vezes, se consegue sensibilizar as pessoas, mas a consciência vem do íntimo de cada um e com um argumento favorável, ela se sensibiliza e começam a transformar o mundo dela”, disse.

A chefe de Educação Ambiental da Semam, Madara da Silva, avalia o curso de forma positiva e destaca que a iniciativa, além de ampliar os temas relacionados ao meio ambiente, também veio para ensinar a abordagem correta deste assunto. “O curso nos ensinou até a forma correta de nos pronunciarmos e tudo que foi repassado será usado para sensibilizar a população de que não podemos jogar lixo em vias pública e que devemos preservar o meio ambiente, por exemplo”, afirmou.