A Prefeitura de Macapá tem investido na Educação do município, em todos os aspectos, tanto em infraestrutura quanto em capital intelectual de seus profissionais. E a partir deste ano, implanta o método Escola Ativa nas escolas do Ensino Fundamental da rede municipal, em parceria com o Instituto Esporte e Educação.
Nesta terça-feira (26), o quinto e último módulo da formação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hildemar Maia, localizada na área central da cidade. A capacitação alcançou 60 profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos do ensino regular e Atendimento Educacional Especializado (AEE), de 20 escolas municipais do ensino fundamental.
Madson Millor, secretário de Educação do município de Macapá, destacou que os profissionais capacitados nesta formação serão multiplicadores do método para as outras unidades de ensino da rede.
“Com a formação, os profissionais estão aptos a utilizar o método Escola Ativa, trazendo para os estudantes diversos benefícios, a exemplo do desenvolvimento de maneira integral, pessoal e social, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças”, enfatizou Millor.
“A gente trabalha as metodologias ativas, tendo como base tanto a promoção da saúde, como o desenvolvimento integral desse aluno, embasadas em pesquisas que apontam que os movimentos contribuem para o desenvolvimento humano e devem ser potencializados, principalmente, nas escolas”, destacou a subcoordenadora do Instituto Esporte e Educação, Monique Vasconcelos.
O método Escola Ativa é um conjunto de atividades práticas que promovem o movimento (esportiva, corporal, atividades lúdicas, brincadeiras, desafios de equilíbrio e raciocínio em conjunto ou separado) na rotina escolar.
Para a professora Ivete Quaresma, da escola Raimundo Oliveira Alencar, a experiência vivenciada com o projeto trouxe luz para a execução de metodologias inovadoras de ensino no ambiente escolar. “Na escola, a gente já trabalha com ferramentas que dinamizam o aprendizado, como exemplo, os jogos educativos. E com a vivência experienciada com o método, adaptamos essas atividades de forma que o aluno se utilize do movimento, tanto físico quanto mental, para elaboração das tarefas dentro e fora da sala de aula”, explicou a professora.
Durante a formação, onze escolas, que já apresentaram o Plano de Ação do projeto, receberam o Selo Escola Ativa, Escola Muito Ativa e Escola Super Ativa.
As escolas da rede de ensino municipal Amapá e Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, participaram da implantação do projeto piloto neste ano, e nesta quarta-feira (26), recebem a visita das formadoras e subcoordenadoras pedagógicas Marilene Silva, de Santa Catarina, e Monique Vasconcelos, do Rio de Janeiro.
Sobre a Escola Ativa
A Escola Ativa é um programa nacional do Instituto Esporte e Educação, Organização Não Governamental (ONG) que valoriza a escola como espaço significativo de prática consciente da educação física e do esporte, e qualifica e amplia a oferta de atividades regulares para os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio.
Na iniciativa, os alunos têm a oportunidade de praticar esportes, brincar e jogar corporalmente, participar das aulas de educação física e se envolver nas ações, nos projetos e nas oficinas de práticas corporais que acontecem nos espaços e tempos da escola. Contribui com a formação de professores, gestores, coordenadores e lideranças comunitárias para a construção de escolas ativas em rede, visando a qualificação da prática pedagógica e a ampliação do acesso de crianças e jovens à educação física, ao esporte e à atividade física.
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