Ofertar merenda saudável e de qualidade é um compromisso que a Prefeitura de Macapá mantém com toda a comunidade escolar. Desde 2021, diversas estratégias para fortalecer e melhorar essa alimentação estão em andamento, como o uso de produtos regionais e ingredientes da agricultura familiar e a redução de açúcar e sal nos preparos.
Para sempre garantir alimentos frescos e de qualidade, o cardápio das escolas varia de acordo com as temporadas e localidades. O açaí, em específico, é consumido pelos estudantes no mesmo dia em que é recebido pela escola, para preservar as características do alimento.
O armazenamento, manuseio e preparo correto dos alimentos foi reforçado com todos os gestores escolares ao longo deste semestre, em diversas capacitações promovidas pelo Departamento de Segurança e Gestão Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com a merendeira Claudilene Rodrigues, que atua na rede municipal há mais de dois anos, os estudantes se acostumam aos poucos com as mudanças na alimentação. Mas a longo prazo, as práticas introduzidas também podem alterar a forma que a população se alimenta dentro de casa.
“O mais importante é que fazemos a comida com carinho. Damos sempre o melhor para as crianças, e por isso eu gosto muito de ser merendeira. A comida é importante porque, para muitas crianças, essa é a principal refeição do dia, aí eles chegam e têm esse lanche reforçado, com açaí e tudo o que tem direito”, conta Claudilene.
Para Pedro Henrique, estudante do 2° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Felicidade, localizada na zona norte, o momento da merenda sempre o deixa curioso para descobrir o prato do dia.
“Sempre gosto de comer a merenda da escola, acho muito boa. A merenda de hoje é uma das minhas favoritas. Acho que ajuda a aprender também. Na escola, eu conheço um bocado de coisas que ainda não tinha provado”, comenta Pedro, entre uma colher e outra de açaí.