Prefeitura de Macapá oferece serviços de saúde em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Foram disponibilizados os serviços de consulta médica, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento jurídico, entre outros

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Aferição de pressão arterial e glicemia foram alguns dos serviços disponibilizados na ação I Foto: Arthur Alves/ PMM

Nesta terça-feira (25), é comemorado o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Para comemorar a data, a Prefeitura de Macapá realizou uma ação de saúde na comunidade Curiaú de Fora, que lembra a importância da valorização da mulher.

Para a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sandra Ramos, uma das coordenadoras da ação, os serviços disponibilizados são estratégicos e importantes.

“Ofertamos diversos serviços para o público feminino. São atendimentos humanizados e estrategicamente voltados para a mulher. É uma ação que vai do atendimento médico, aos cuidados com a beleza”, disse.

A ação foi realizada na Escola Municipal Joana Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).

Foram disponibilizados os serviços de consulta médica, vacinação (Covid-19, Influenza e Tríplice Viral), testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento jurídico, entre outros.

Lindaci Santos, mora na comunidade desde que nasceu, para ela, são ações importantes, que sempre serão bem-vindas | Foto: Arthur Pantoja/PMM

Lindaci Santos, mora na comunidade desde que nasceu. Para ela, essas ações são importantes e bem-vindas. “Vim aferir a pressão e buscar atendimento médico, aproveitei e trouxe minha nora para usufruir dos serviços que são gratuitos”, ressaltou.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A data comemorativa foi proposta em 1992, ano do 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado na República Dominicana. A data propunha a união das mulheres, denunciando o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo. .

FOTOS: Arthur Alves/ PMM