A Prefeitura de Macapá iniciou nesta quinta-feira (27), os serviços de roçagem mecanizada, capina manual, remoção de lixeiras e retirada de entulhos e vegetação do leito das áreas de entorno do canal do bairro Perpétuo Socorro, na região central da capital. A ação integra o Plano de Contingência de Inverno do município e vem para minimizar os impactos dos pontos de transbordamento no período de chuvas.
Os trabalhos são executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e devem ser concluídos até o dia 3 de fevereiro. O órgão estima que serão retiradas aproximadamente 2 toneladas de lixo do local.
Restos de animais, lixo doméstico, mato, carcaças e outros objetos jogados no local são os maiores causadores dos transbordamentos durante as fortes chuvas.
O titular da Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, explica que a colaboração da população é fundamental da redução dos impactos das chuvas nas áreas suscetíveis a alagamentos, como a do Canal do Perpétuo Socorro.
“A Prefeitura tem conhecimento dos problemas que são ocasionados pela chuva. Mas precisamos da ajuda de todos, porque o lixo jogado nas ruas e calçadas é o principal responsável pelo entupimento das bocas de lobo, o que dificulta a passagem das águas. Com isso, muita gente acaba prejudicada com ruas e canais alagados”, reforça o gestor.
Denúncias
A população pode fazer a denunciar do descarte incorreto de lixo em vias públicas, nas bordas ou nos leitos dos canais, mato alto e formação de lixeiras, pelo número (96) 99970-1078.