Prefeitura de Macapá incentiva consumo de alimentos orgânicos com horta escolar no distrito do Bailique

Projeto foi implantado na Emef Genivaldo dos Santos Barbosa, na comunidade Jaranduba.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Equipe da Prefeitura de Macapá constrói horta escolar | Foto: Semag/PMM

A Prefeitura de Macapá reativou a horta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo dos Santos Barbosa, na comunidade Jaranduba, distrito do Bailique. O novo espaço será utilizado para o cultivo de alimentos que serão usados na alimentação de alunos atendidos pela unidade, com idade de 4 a 9 anos.

O projeto foi implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), durante visita à localidade neste fim de semana. A pasta construiu toda a estrutura em madeira, além de doar a terra, hortaliças e sementes para plantação. Os técnicos ainda orientaram a comunidade escolar sobre o cultivo e o cuidado com os alimentos orgânicos.

“Estamos implantando essa ferramenta que junta ciência, ecologia e merenda escolar. Em todas as nossas agendas aqui no distrito, o objetivo central é aproximar o Bailique, com todas as suas riquezas, da nossa cidade para que a gente possa crescer juntos”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

No mês de maio, a Semag também atuou na construção de duas hortas suspensas no distrito, com a instalação de canteiros na propriedade de agricultores locais, na comunidade do Arraiol. No mesmo período, o setor também foi beneficiado com outras atividades de fomento.

O diretor da Emef, Elino Andrade, destacou que a iniciativa reforçará a alimentação dos alunos, além de poder ser incluída nas atividades pedagógicas, incentivando a agricultura e o cuidado com o meio ambiente.

“Essa horta a gente estava precisando há muito tempo porque já degradou o que tínhamos. Vai servir para melhorar ainda mais a qualidade da nossa merenda escolar, nos dando a opção de variar no cardápio”, explica.

Durante a agenda, também houve o cadastramento de produtores da comunidade Vila Progresso e diálogo com os empreendedores que participarão de uma edição especial da “Feira Agricultura e Arte”, que será realizada no Bailique no mês de agosto.