Prefeitura de Macapá inaugura primeira Unidade Municipal de Acolhimento Infanto-Juvenil

Um marco para a saúde mental. A Prefeitura de Macapá inaugurou neste sábado (26), a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, primeira do segmento em toda a região norte. O centro faz parte do Complexo da Criança no bairro Pedrinhas que oferece serviços de assistência social para menores.

Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito de Macapá Dr. Furlan, o senador Randolfe Rodrigues, autor da emenda que permitiu a construção do prédio, representantes regionais da luta antimanicomial, secretários municipais e vereadores.

“Para que essa obra fosse entregue, houve um esforço de toda a nossa equipe. A unidade está toda mobiliada e pronta para funcionar. Estamos avançando na prestação de serviços de saúde e no cuidado com as nossas crianças”, disse o prefeito.

Atendimento

O local funcionará para atendimento psicossocial de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em vulnerabilidade social, e que estão em situação de rua. A unidade tem capacidade de acolher temporariamente 10 menores, que poderão permanecer por até 6 meses no espaço.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é responsável por estruturar os atendimentos que serão gerados inicialmente por transferência de um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). Somente depois desse encaminhamento, será feita a triagem e identificação das necessidades dos beneficiários.

“Nosso desejo enquanto gestão é que essa seja uma casa que ofereça atendimentos de saúde, mas também ofereça amor, esperança e condições para que as crianças possam voltar para o convívio das suas famílias. A ampliação dos serviços de saúde mental vai continuar sendo uma bandeira e prioridade”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra. Karlene Lamberg.

Recursos

A obra foi executada pela Semsa com emenda parlamentar enviada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede) no valor de R$ 777 mil, com contrapartida do tesouro municipal no valor de R$ 340 mil.

“Essa entrega não é uma emenda que foi destinada há 3 anos, não é resultado de uma demanda recente e sim é resultado de século de luta para garantir um tratamento adequado e humanizado. Para o outro ser acolhido, amado e recebido”, disse o senador Randolfe Rodrigues.

A unidade de acolhimento tem em sua estrutura uma sala multiuso, 6 dormitórios como espaço para mais de uma cama, 4 banheiros com local para banho, 2 lavabos, sala de estar, espaço para circulação, escritório, biblioteca, pátio, sala de jantar, cozinha e área de serviço.

Saúde Mental

A primeira Unidade de Acolhimento Infanto – Juvenil é o resultado de um pleito junto aos representantes regionais da luta antimanicomial. E tem por objetivo a ressocialização dos acolhidos através do desenvolvimento da autonomia, vínculos afetivos e suporte emocional.

“Essa é uma grande vitória pois nós sabemos que a demanda é grande no nosso estado. Eu não tenho palavras para agradecer as pessoas que tornaram esse momento possível. Esse espaço é a nossa luta desde 2014 e hoje é realidade”, finalizou o representante regional da luta antimanicomial, Israel Oliveira.

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Comunicação Social