Prefeitura de Macapá garante atendimento domiciliar multiprofissional para pacientes acamados

Serviço é realizado por equipe multiprofissional que executa os atendimentos em casa.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Lindalva Carmo da Silva recebe acompanhamento em casa | Foto: Renato Costa/Semsa

Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad) de Macapá seguem reforçando os serviços de saúde para pacientes acamados e com dificuldades de locomoção. As ações levam assistência especializada, humanização, acolhimento e encaminhamentos para a rede de saúde. 

A idosa Lindalva Carmo da Silva, de 79 anos, é diabética e tem Alzheimer. Esta semana, ela recebeu a visita dos profissionais em casa, no bairro Buritizal, zona sul da cidade. A filha, Vanda Carmo da Silva, acompanhou o atendimento e diz que a preocupação com a saúde da mãe ameniza com o trabalho da equipe.

“Acredito que esse serviço veio para somar e melhorar a saúde da minha mãe. Com esses atendimentos em casa fico mais tranquila e com a ajuda dos profissionais vou poder cuidar dela com mais atenção”, declarou.

De acordo com o coordenador municipal do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Fernando Oliveira, os trabalhos desenvolvidos pelas equipes fortalecem a rede de saúde, uma vez que possibilita alcançar os pacientes sem mobilidade, restritos em camas.

“Nas demandas admissionais do Emad, recebemos a solicitação e realizamos a avaliação dos pacientes para incluir nos atendimentos. Nossas equipes atuam por zonas da cidade atendendo pacientes com o perfil do programa, que tem problemas de locomoção a UBS, indo a casa do paciente uma vez por semana com alternância de profissionais”, destacou.

Serviço oferta atendimentos diversos e essenciais para reabilitação dos pacientes | Foto: Renato Costa/Semsa

Como funciona
Para receber atendimentos do Programa de Atenção a Saúde Domiciliar é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família, hospitais ou unidades de pronto atendimento encaminhem ou solicitem  avaliação nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo, Rosa Moita e Congós.

A equipe vai até a residência fazer uma visita pré-admissional que avalia se o paciente atende aos critérios para ser acompanhado pelo serviço. Se aprovado, a equipe faz a admissão do paciente para abertura de prontuário e acompanhamento do quadro de saúde.

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
O SAD faz parte do programa “Melhor em Casa”, da Prefeitura de Macapá, e é um serviço complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e serviços de urgência do Município, substitutivo ou complementar à internação hospitalar, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e de Apoio (Emap).

Ações levam assistência especializada, humanização, acolhimento e encaminhamentos para a rede de saúde | Foto: Renato Costa/Semsa

Saiba mais
Pacientes acamados começam a receber atendimentos odontológicos em Macapá
Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura inicia testagem rápida em pacientes acamados
Prefeitura de Macapá oferta atendimento inédito de saúde domiciliar para pacientes oncológicos
Prefeitura de Macapá capacita nova equipe do programa ‘Melhor em Casa’