Prefeitura de Macapá discute tecnologia e mobilidade inteligente na 3ª edição do Smart City Expo Curitiba

Exposição é considerada a maior rede mundial de eventos relacionados às cidades inteligentes.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Equipe da CTMac participou dos debates sobre mobilidade inteligente | Foto: Aline Paiva/PMM

A Prefeitura de Macapá participou da 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022, maior rede mundial de eventos relacionados às cidades inteligentes, realizado na capital do Paraná nos dias 24 e 25 de março . Tecnologia, inovação, governança e mobilidade inteligente foram as principais temáticas da exposição, que reuniu especialistas de mercado, empresas, líderes de governo e organizações.

Na ocasião, a gestão municipal foi representada por uma equipe da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que verificou estratégias que pudessem ser aplicadas no serviço público do município.

A iniciativa auxiliará na construção de projetos de mobilidade urbana no viés social e também sustentável, otimizando os recursos para servir melhor os munícipes, explica o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

“Nossa capital foi convidada a participar da Smart City no campo da mobilidade inteligente, observamos modelos de transportes e planejamentos urbanos eficazes. As ideias apresentadas irão contribuir para construção de uma Macapá melhor para todos”, destaca.

Participação
No dia 24 de março a equipe percorreu os principais pontos da exposição na coleta de informações sobre cidades inteligentes que buscam soluções tecnológicas transformadoras para gestão pública, além de prestigiar quatro plenárias.

A primeira, ‘Diálogo de Prefeitos: liderando as cidades inteligentes, transformações da pandemia’, exemplificou na visão de ‘Smart Cities’, as soluções tecnológicas com benefícios à população, ou seja, a construção de políticas públicas efetivas na nova era da transformação digital.

A segunda, ’Como podemos tornar as promessas de Cidades Inteligentes tangíveis para os cidadãos e suas expectativas?’, detalhou sobre modelos de planejamentos urbanos e como comunicar melhor para que as pessoas se envolvam de forma participativa.

A terceira, ‘Estratégias de inovação para as cidades’, abordou as melhorias dos serviços públicos prestados nas cidades inteligentes no entendimento que podem integrar a inovação urbana. A última, ‘Desenhando o futuro da mobilidade urbana’, fez um panorama de diferentes tecnologias da área, evidenciando novos modelos de transporte mais sustentáveis e acessíveis.

Já no dia 25 de março, o foco foi direcionado para os eixos de Governança em uma Sociedade Inteligente e Mobilidade Inteligente para o Futuro. O destaque foi para a palestra ‘Como as cidades podem liderar a mudança para os novos modelos de transporte?’, que apontou a eletromobilidade e digitalização dos pontos de ônibus coletivos. O segundo momento teve como tema ‘Vivendo em uma cidade inteligente: um salto no futuro’, para que elas sejam sustentáveis.

Exposição trouxe empreendedores de tecnologia do ramo das cidades inteligentes | Foto: Aline Paiva/PMM

Macapá mais tecnológica
A busca por tornar Macapá uma cidade inteligente integra o plano de desenvolvimento da gestão municipal, que regulamenta no decreto n° 4.062/2021 a criação do sandbox, ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora no formato de bancos de testes regulatórios e tecnológicos.

O primeiro passo para tornar Macapá uma cidade inteligente foi o projeto de Mobilidade Inteligente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com a Prefeitura. A iniciativa implantou semáforos inteligentes em 12 cruzamentos e contou com articulação do Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

‘’Acompanhar a Smart City auxiliará no processo de inserção de Macapá entre as cidades inteligentes do Brasil. Na parte de trânsito, temos os semáforos inteligentes, que possuem prioridade de urgência e emergência, contagem e controle de fluxo, abertura em momento oportuno para evitar congestionamento da via, além de acessibilidade para pessoas com deficiência visual”, explica o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

Segundo o gerente de novos negócios da ABDI, Tiago Faierstein, Macapá é uma parceira na área de cidades inteligentes. ‘’É muito importante essa preocupação da Prefeitura em querer levar o melhor para população. Já temos os semáforos inteligentes, com tecnologia para melhorar o fluxo do município. A intenção é que se torne referência na gestão de trânsito’’, finaliza.