Prefeitura de Macapá cria primeira comissão para avaliar profissionais da educação em estágio probatório

Comissão avalia o desempenho de 265 servidores, entre professores, pedagogos e especialistas em educação.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Comissão é composta por profissionais da Comissão de Cargos e Carreiras e da Semed | Foto: Semed

Pela primeira vez, a Prefeitura de Macapá constitui uma comissão especial para avaliar os profissionais da educação em estágio probatório. Serão avaliados professores, pedagogos e especialistas que ingressaram no serviço público em 2019. A avaliação ajudará a assegurar qualidade do trabalho e segue até julho.

Confira os documentos da avaliação especial de estágio probatório

A avaliação de desempenho serve para garantir a qualidade da conduta do novo servidor. São levadas em conta a assiduidade, disciplina, iniciativa e responsabilidade. O estágio probatório é um período de três anos após a posse do concursado, em que sua aptidão é avaliada. Caso aprovado, o profissional passa a ter a estabilidade do serviço público.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, afirma que a criação da comissão de avaliação marca mais um avanço da pasta na capital.

“Esse é um processo histórico para Macapá. Estamos tendo toda a cautela para avançar corretamente em todas as etapas do estágio. A comissão de avaliação vai ser um ganho gigantesco para todos os servidores”, ressalta o secretário.

Até julho, 265 servidores serão avaliados. O processo inclui as etapas de oitivas, análise documental e o período para contestação. O resultado será homologado em diário oficial, efetivando os aptos no processo.

A equipe de avaliação é composta por servidores da Comissão de Gestão do Plano de Carreira e da Secretaria Municipal da Educação (Semed).