Prefeitura de Macapá assiste famílias afetadas pelas fortes chuvas no fim de semana

Moradores receberam doações de telhas e colchões. 

Por Alexandra Gomes  - Secretaria Municipal de Assistência Social

 

Semas realiza doação de telhas para famílias atingidas | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Macapá voltou à zona norte da cidade para dar continuidade ao suporte das famílias atingidas pelas fortes chuvas de domingo (10). Os profissionais estiveram visitando as casas que ainda precisavam de material para reparar os danos causados nos telhados pelo fenômeno. 

Segundo o relatório da equipe de Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), 408 famílias foram visitadas e um total de 66 residências foram atendidas com doações de 1.450 telhas e 9 colchões. O trabalho teve apoio da Defesa Civil do Estado.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, não houve procura pelo aluguel social por parte das famílias que tiveram suas casas atingidas. A demanda foi somente em busca de telhas para cobrir as residências. 

“Nossas equipes estiveram desde o primeiro dia fazendo o levantamento das residências atingidas pela forte chuva. Nós percorremos as ruas e avenidas que tiveram casas afetadas fazendo a entrega de material para reparar os danos sofridos nos telhados que foram arrancados pelo vento. E hoje, com o apoio da Defesa Civil, finalizamos as entregas de telhas”, ressalta o titular da pasta.

Para a técnica de enfermagem, Maria Jucicleia Vilhena, o apoio prestado pela Prefeitura foi de grande importância para quem teve sua casa atingida. 

“Me senti muito bem acolhida, graças a Deus. A Prefeitura, no que coube a ela, não deixou a desejar. Estou muito agradecida por nos prestaram apoio e abrigo na escola Mundo da Criança, onde fomos muito bem recebidos com uma sala com ar condicionado e colchonetes para dormir até que possamos voltar ao normal em casa”, diz, agradecida.  

Doação de telhas no bairro Pacoval | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Paulo Sérgio dos Santos, morador da Rua Alagoas há 21 anos, conta que nunca tinha presenciado nada parecido com o que aconteceu no domingo e que se sente amparado pela presença e iniciativa do Município. 

“É muito gratificante a gente saber que não está sozinho num momento como este. A solidariedade do poder público municipal estar presente e junto da comunidade, ameniza um pouco o prejuízo de muitos aqui. A gente teve perdas, mas com a atuação da Prefeitura, da Secretaria de Assistência Social e a presença de todos aqui foi uma ajuda muito grande. Me senti acolhido”, relata o morador. 

A dona de casa Raissa Soares Farias, precisou de 40 telhas para reparar o telhado de sua residência, que desde o dia da chuva foi coberto com uma lona improvisada para que a família se abrigasse.  

“A iniciativa que tiveram com a gente foi maravilhosa. Tanto é que hoje recebemos as telhas e a gente nem esperava isso. Então, é muito bom sentir que de alguma forma não estamos sozinhos”, afirma.