Prefeitura de Macapá assina Ordem de Serviço para construção da 1ª Casa de Passagem do estado do Amapá

Espaço será construído em uma área total de 424,92 m², incluindo sala de estar, hall de entrada, sala de coordenação, refeitório, cozinha, área de serviço, sala de estudo, cinco quartos, área verde interna, banheiros, área externa coberta, sala de atendimento e calçamento com acessibilidade

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Ordem de serviço é assinada | Foto: Nágila Rocha/PMM

Nesta quinta-feira (13), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou a Ordem de Serviço (OS) para a construção da Casa de Passagem. O espaço será uma unidade de acolhimento que prestará serviços imediatos e emergenciais às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito Dr. Furlan destacou que o município terá a primeira Casa de Passagem do estado do Amapá, sendo um relevante equipamento de saúde e assistência social para aqueles que mais precisam.

“A gestão municipal avança como a capital do Brasil que mais proporciona equipamentos de assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Casa de Passagem será mais um dispositivo aqui no Complexo Macapá Criança”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Mayla Carvalho, secretária municipal de assistência social, destacou que a assistência social do município está avançando para melhorar o atendimento à população.

“A Casa de Passagem está inserida como serviço de proteção social de alta complexidade. Oferece serviços de acolhimento institucional de forma imediata ou emergencial”, disse.

O público terá acesso por meio dos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) ou do serviço de abordagem social através do Centro Pop. Este equipamento visa garantir a proteção integral daqueles indivíduos que estão precisando.

“A Casa de Passagem é um equipamento de acolhimento e assistência social que Macapá ganhará para atender nossa população. É um lugar que busca atender temporariamente as pessoas que estão em vulnerabilidade”, comentou Marconi Pimenta, juiz e responsável pela rede Pop Rua Jud.

O investimento de R$ 1.204.545,45 (um milhão, duzentos e quatro mil, quinhentos e quarenta e cinco reais e quarenta e cinco centavos) é oriundo de uma emenda federal do senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Municipal.

O espaço será construído em uma área total de 424,92 m², incluindo sala de estar, hall de entrada, sala de coordenação, refeitório, cozinha, área de serviço, sala de estudo, cinco quartos, área verde interna, banheiros, área externa coberta, sala de atendimento e calçamento com acessibilidade.

A Casa de Passagem é um serviço de acolhimento provisório para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é oferecer abrigo temporário, apoio e proteção para pessoas que se encontram em situações emergenciais, como perda de moradia, violência doméstica ou qualquer outra circunstância que as impeça de ter um local seguro para viver.

Os serviços oferecidos incluem: acolhimento e abrigo, alimentação, atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento, e auxílio para a reinserção social. A iniciativa faz parte da rede de atenção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Confira mais fotos