Neste sábado (10), iniciam as inscrições para a 2ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac). Serão selecionados 60 trabalhos, dentre turmas de educação infantil, fundamental e na modalidade de ensino especial. Todas as escolas do país podem submeter trabalhos para avaliação, até o dia 10 de outubro.
Dos 60 projetos selecionados, 10 serão para a educação infantil, 20 para ensino fundamental I e 20 para ensino fundamental II. Para a modalidade de educação especial, a grande novidade desta edição do evento, estão disponíveis 10 vagas.
O objetivo do evento é incentivar o interesse pela pesquisa, desenvolvendo a criatividade e inovação. Além disso, a ação promove a sustentabilidade e a construção do conhecimento através da prática.
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Simone Freitas, o incentivo à ciência nos anos iniciais da educação é essencial.
“A feira vem propagar a ideia de que as escolas também possam realizar projetos de pesquisa, que geralmente é algo que se aprende apenas no ensino superior”, explica a coordenadora.
Cada projeto deverá ser acompanhado por seu professor-orientador e/ou coorientador, que também deverá realizar a inscrição. O edital com mais acessado aqui.
A feira acontece nos dias 3 a 5 de novembro, com a cerimônia de premiação no último dia. Serão contemplados com troféus e medalhas os três melhores trabalhos apresentados pelos estudantes da Educação Especial e Infantil; no Ensino Fundamental I e II, serão os três melhores trabalhos em cada área do conhecimento.
1ª edição da FectiMac
A 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá foi um grande sucesso. O evento de encerramento aconteceu em novembro de 2021 e premiou os projetos que se destacaram e os profissionais que contribuem com a disseminação da ciência nas escolas.
A premiação contou com a presença de pesquisadores-mirins da rede municipal de ensino, professores-orientadores, cientistas e representantes das escolas participantes. Ao todo, foram ofertadas 50 vagas para projetos de qualquer rede de ensino.
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.