Nesta quarta-feira (8), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, se reuniu com gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e técnicos da Associação Bem Comum (ABC) para planejar as ações pedagógicas de 2023. O encontro abordou um panorama da educação municipal com os principais pontos fortes e caminhos para enfrentar os obstáculos da rede. As aulas nas escolas municipais retornam no dia 13 de fevereiro.
A ABC é uma organização que presta assessoria em boas práticas educacionais a diversos municípios do Brasil. A parceria com a Prefeitura de Macapá acontece desde 2021, através do programa Educa Macapá, e é responsável por implementar iniciativas importantes como a avaliação diagnóstica.
Na ocasião, o prefeito de Macapá reforçou o comprometimento com o desenvolvimento educacional da cidade e afirmou que não medirá esforços para garantir que todos os estudantes cumpram os 200 dias letivos anuais necessários.
“A educação de Macapá terá todo o nosso empenho. Temos que ser cirúrgicos no planejamento de ações pedagógicas, celebrar as conquistas e não desviar do objetivo que é a nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Saímos da reunião com o compromisso renovado”, ressaltou Dr. Furlan.
Os dados apresentados no encontro foram obtidos através das diversas avaliações realizadas ao longo de 2022. As provas permitem que a Semed saiba em detalhes a situação educacional de cada unidade, e possa planejar com precisão as ações a serem tomadas para reforçar o aprendizado em cada sala, como afirmou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.
“Em 2023, vamos reforçar o trabalho com os superintendentes escolares, atendendo também as escolas de educação infantil e dando atenção redobrada às unidades com grande número de alunos. Mapeamos todas as turmas através das avaliações, e vamos investir em projetos de recomposição específicos para atender cada realidade”, contou o secretário Rodrigo.
Este ano letivo será decisivo para avaliar o sucesso de diversas ações iniciadas na atual gestão, com provas importantes como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap), realizado pelo governo estadual, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Ministério da Educação.
No encontro também foram discutidas diversas iniciativas para incentivar a alfabetização dos estudantes. A principal novidade para 2023 será a inclusão das turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental nas ações do programa Educa Macapá, que antes apenas atendia as demais séries.
Educa Macapá
O programa Educa Macapá baseia suas ações nas experiências de sucesso do município de Sobral (CE). Em apenas 12 anos, a cidade cearense saltou impressionantes 4.6 pontos no Ideb, em relação aos primeiros anos do ensino fundamental.
Além de constantes reuniões com a equipe técnica da ABC, o programa engloba ações como o acompanhamento da rotina das escolas por superintendentes e formações para profissionais da Educação.