Prefeitura de Macapá firma parceria com programa de boas práticas de gestão na educação

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta segunda-feira (31), um acordo de cooperação com a Associação Bem Comum para adesão ao programa Educar Pra Valer, que oferece boas práticas de gestão pública com apoio técnico, ajudando secretarias de educação e suas escolas no avanço da aprendizagem em todo o país. A assinatura ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, subsecretários Diego Santos e Ebrely Andrade, e os vereadores Edinoelson Careca (Pros), Daniel Theodoro (Psol) e André Lima (Rede).

“A Educação é uma obsessão para a nossa gestão. Nós chamamos 250 professores, 10 pedagogos do concurso e estamos em processo de aposentadoria de 230 profissionais da educação. Agora, com essas parcerias, nós mostramos mais uma vez o nosso compromisso com a melhoria da qualidade da educação em Macapá”, frisou Dr. Furlan.

O secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, ressalta a importância desse tipo de parceria para a melhoria do desempenho dos estudantes.

“Queremos nos tornar referência nacional e tirar Macapá do nível em que se encontra. Para sermos os melhores, temos que nos aliar aos melhores. Por isso essas parcerias são fundamentais para compreendermos como boas práticas de gestão deram resultados em realidades parecidas com as nossas”, salientou o secretário.

ICMS para educação

Além do programa Educar Pra Valer, Dr. Furlan anunciou o repasse de 100% dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a reforma de escolas, formação continuada de professores com bolsas de mestrado e melhoria do sistema educacional do município.

“Também firmamos parceria para levar as ferramentas educacionais do programa Google For Education, para todos os alunos, professores e pais. Nós queremos melhorar a Educação e para isso, iremos apontar caminhos e oferecer recursos”, pontuou Dr. Furlan.

Durante a solenidade, o gestor também ressaltou que os estudantes do ensino fundamental I, que hoje estão em escolas estaduais, devem passar para a rede municipal em breve.

“Nós iremos assumir todas as turmas do ensino fundamental I presentes dentro do ensino público no município de Macapá. Iremos municipalizar escolas, estudantes e professores, pois acreditamos que isso é o nosso dever”, reforçou o prefeito.

Sobre o Programa Educar Pra Valer

O programa é liderado por Veveu Arruda, que foi prefeito de Sobral, e reúne diversas experiências que deram certo no município para apoiar outras regiões e realidades Brasil afora.

Em 2005, Sobral obteve a nota 4.5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação aos primeiros anos do ensino fundamental. Em 2017, a nota do município saltou para 9.1 em relação aos mesmos anos de ensino.

O resultado corresponde ao aumento de 4.6 pontos em apenas 12 anos. O Educar pra Valer já apoia a aprendizagem de mais de 200 mil alunos em todo o país.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação