Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Macapá inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Yalysson Andrade de Moura, localizada no conjunto habitacional Jardim Açucena, que vai receber mais de 280 crianças em um espaço amplo e moderno. O local homenageia a estudante Yalysson, que faleceu em 2021, aos 9 anos de idade.
A escola conta com seis salas de aula, biblioteca, refeitório e blocos administrativos modernos que receberá 288 estudantes do 1° e 2° período. Em seu discurso, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, afirmou que a inauguração representa um novo momento para a Educação municipal que passa por diversos investimentos em todas as áreas.
“Estamos trabalhando na reforma e construção de escolas, investindo na promoção de uma série de atividades pedagógicas e também na carreira dos nossos professores. No segundo semestre será votada a tabela do Magistério, algo que era solicitado há muitos anos. Tudo isso vem para proporcionar uma Educação de qualidade para todos”, destaca o prefeito.
A cerimônia de inauguração foi marcada por fortes emoções por parte da população do conjunto Jardim Açucena, que finalmente ganhou a tão sonhada escola. A família do estudante Yalysson também esteve presente para receber a homenagem e celebrar o momento em que a memória de seu filho ficou eternizada na história de Macapá.
“Me sinto muito feliz sabendo que algo que leva o nome do meu filho vai beneficiar tantas crianças. O Yalysson ainda está vivo e vai ficar marcado pra sempre. Espero que outras crianças possam aproveitar o tanto que ele aproveitou”, conta da criança homenageada, Edineuza de Moura.
O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, ressaltou que a Emei Yalysson irá incorporar as turmas do 1° e 2° período que atualmente são atendidas pela creche Tia Chiquinha. O esforço vem para ofertar espaços especializados em cada nível de ensino, e, também, aumentar o número de vagas disponíveis na creche.
“Esse é um momento de grande felicidade para a Educação de Macapá e muitas outras entregas ainda virão ainda este mês. A Prefeitura conseguiu finalizar a obra e agora entrega nas mãos da população e isso reflete a persistência e o compromisso em melhorar o ensino do município”, diz.
A obra foi construída pelo Governo Federal, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, em convênio com o Banco do Brasil. O valor total da construção é R$ 1,6 milhão, com mais de R$ 540 mil oriundos do tesouro municipal.
A inauguração contou ainda com a presença do presidente da associação de moradores do conjunto habitacional Jardim Açucena, Gilson Vieira, o ex-secretário municipal de Educação, Edielson Silva, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Cássio Cruz, e demais gestores municipais.
Homanagem a Yalysson Andrade
A escola Yalysson Andrade de Moura é a primeira instituição de ensino municipal a receber o nome de um estudante. O pequeno Yalysson estudava no 4° ano da escola municipal Gerson Trindade, localizada no bairro Coração, Km 9. Aos nove anos de idade ele foi vítima de uma bala perdida enquanto brincava perto de sua casa.
Confira como foi a cerimônia de inauguração da Emei Yalysson Andrade de Moura:
* Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação