‘Pode ser reutilizada no sistema de logística reversa’, diz aposentado ao descartar enceradeira no Ecoponto de Macapá

Central foi inaugurada a pouco mais de uma semana e tem boa adesão popular.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h | Foto: Mônica Silva/PMM

“Minha enceradeira elétrica não funciona, mas sei que pode ser reutilizada no sistema de logística reversa”, comenta o aposentado Márcio Roberto Mendonça, de 50 anos, ao descartar o objeto na central de reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos da Prefeitura de Macapá.

O Ecoponto foi inaugurado a pouco mais de uma semana e já tem boa adesão popular. Smartphones, computadores, notebooks, impressoras, nobreaks, TVs, micro-ondas, cabos e outros objetos eletrônicos podem ser descartados nos contêineres disponíveis na área externa do prédio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, localizado na Avenida Maria Quitéria, 301, bairro Trem.

A central é aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h, e permite ao consumidor retornar à empresa um produto que já foi utilizado, possibilitando o descarte adequado pelo fabricante. Depois de recolhido, o material é separado e reaproveitado para reciclagem, seguindo as normas ambientais.

A iniciativa tornou Macapá a primeira cidade do Amapá a aderir ao Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, como explica o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

“Demos o primeiro passo instalando a central para descarte e a população está aderindo. Estamos no caminho certo. Macapá, sem dúvida, será referência no processo de conscientização ambiental”, destaca.

A implantação do Ecoponto é resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Macapá, Ministério do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).