Plano de Arborização: Via expressa na zona norte ganha corredor verde com mais de 800 palmeiras de açaí

Plantio foi finalizado nesta quinta-feira (12) pela Secretaria Municipal de Agricultura

Por Maison Brito e Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação

Iniciativa faz parte do plano de arborização de Macapá I Foto: Maison Brito/PMM

Um corredor verde está se formando ao longo da Via Expressa Anníbal Barcellos, na Zona Norte de Macapá. Mais de 800 mudas de palmeiras de açaí foram plantadas na extensão, nos dois lados da via. O plantio foi finalizado nesta quinta-feira (12) e integra o projeto de arborização de Macapá, plano de governo do prefeito Dr. Furlan, que tem como meta plantar mais de 20 mil árvores em 4 anos na capital.

Quem passa diariamente pelo local já aguarda ansioso para acompanhar o crescimento das palmeiras. É o caso do carpinteiro Vitor Lisboa, de 63 anos, morador do bairro Brasil Novo.

“É muito bom passar por aqui todo dia e ver a via mais bonita. Uso bicicleta e é importante ruas com árvores para gerar sombra”, comentou. 

O corredor verde é mais que simbólico. Ainda mais na Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, que é a maior obra de mobilidade urbana feita no município de Macapá,  entregue no final de 2022. A estrada interliga a zona norte ao centro da capital, e beneficia cerca de 120 mil pessoas distribuídas em mais de 20 bairros.

O secretário de Agricultura do município, Eduardo Fleury, explicou que o terreno de várzea da área é ideal para o desenvolvimento das plantas.

“Escolhemos o açaizeiro porque é um símbolo que representa a cultura e o modo de viver do povo macapaense, além do terreno ser propício ao cultivo de açaí. Finalizamos o plantio na Via, agora vamos para outros pontos da cidade. Nosso intuito é tornar Macapá mais arborizada”, ressaltou o secretário.

Confira mais fotos