Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugura Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos

Via Expressa homenageia o comandante Anníbal Barcellos, governador do território do Amapá

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Via expressa foi inaugurada com a comunidade, familiares e amigos do Comandante Anníbal Barcellos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Com a presença da comunidade, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou neste domingo (25) , a Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, a maior obra de mobilidade urbana feita no município de Macapá. A estrada interliga a zona norte ao centro da capital, beneficiando cerca de 120 mil pessoas distribuídas em mais de 20 bairros.

“A mobilidade urbana entre as zonas norte, centro e sul precisava ser discutida e após muitas conversas com os nossos engenheiros, definimos que aqui seria uma solução para o trânsito. Com a Via Expressa conseguimos unir e facilitar a vida dos moradores e de quem precisa trabalhar. Hoje é um dia histórico para o nosso município, estamos conseguindo ampliar as rotas de tráfego e assim oferecer segurança e qualidade de vida ao povo”, explica Dr. Furlan.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A nova estrada que tem cerca de 2,5 km de extensão e abriu um novo acesso ao bairro Novo Horizonte. Anteriormente, os moradores precisavam passar por outros dois bairros para chegar até o centro de Macapá, por exemplo. Robson Osório é morador da área há 20 anos e acompanhou toda a evolução da obra. Segundo ele,

“Minha família mora aqui há tanto tempo e nunca tínhamos recebido nenhum tipo de infraestrutura. No início nós fomos avisados sobre a construção da Via Expressa e confesso que ficamos desacreditados, mas agora é realidade. Temos uma via completa com asfalto, sinalização e calçada e estamos agradecidos por isso”, conta.

Obra
O novo acesso dará fluidez ao trânsito pela Rua São Paulo, uma das principais vias de ligação para a zona norte. A obra ainda conta com a valorização do arborismo, isso porque uma árvore centenária permanece na via. Além disso, o espaço recebeu a sinalização vertical e horizontal, ciclofaixa, calçada e iluminação. Foram implantados 40 postes com 4 mil metros de cabos, 100 luminárias em LED de 150W, 100 braços de 4 metros, além de 80 estruturas secundárias. Com isso, a Via Expressa se torna uma das obras mais completas da capital.

“Hoje eu parabenizo a equipe da Prefeitura de Macapá que tem trabalhado incansavelmente para entregar as obras com responsabilidade e compromisso com os recursos do município. Estamos dando o nosso melhor para que a população tenha o melhor também”, diz o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Cássio Cruz.

O investimento ultrapassa de R$ 16 milhões, com recursos exclusivos do Tesouro Municipal e é baseado no programa de Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes), que visa a geração de empregos, mobilidade, obras estruturantes, bens e serviços para a cidade.

Homenagem
O nome da via é uma homenagem ao comandante Anníbal Barcellos, que foi oficial da marinha e sempre teve participação ativa na vida pública, militar, civil e política.

Ele era um político carismático e foi designado em março de 1979, pelo presidente da república João Figueiredo, para ser governador do Território Federal do Amapá (TFA).

Manoel Castelo é servidor da Prefeitura de Macapá e trabalhou vários anos com o comandante Barcellos. Ele ainda continua prestando os serviços na instituição e durante a inauguração da Via Expressa, relembrou histórias do antigo chefe do poder executivo.

“Ele trabalhou muito pelo povo amapaense e gerou centenas de empregos. Por isso estamos aqui para agradecer ao trabalho que ele fez pelo Amapá”, conta.

Alexandre Barcellos é neto do homenageado e junto dos familiares, participou da cerimônia de entrega da obra. Durante a solenidade, ele falou sobre a felicidade que é lembrar do avô.

“Queria parabenizar o prefeito Dr. Furlan sobre essa obra que vai atender a zona norte. Gostaria de agradecer pelo presente que foi dado a nossa família, que é essa homenagem. Nunca esqueceremos”, destaca.

O comandante desenvolveu vários projetos no campo da agropecuária, educação, transporte, obras e saneamento, tendo deixado o TFA com a infraestrutura básica necessária para a transformação em estado. Já em 2004 ele foi eleito vereador de Macapá, com o fim do mandato em 2008, que marcou o encerramento da carreira política. O comandante Anníbal Barcellos faleceu em 14 de agosto de 2011.

Para eternizar essa homenagem, além da estrutura viária foi construído um monumento produzido pelo artista plástico J. Márcio. A escultura com 2,5 metros é feita de ferro e cimento, e levou cerca de um mês para ficar pronta.  

Estátua em homenagem ao comandante Barcellos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Saiba mais
Durante corrida, moradora da zona norte de Macapá comemora entrega da Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos
Veja os vencedores da corrida Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, em Macapá
FOTOS: 1ª Corrida Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos reúne 2,5 mil atletas em Macapá
Prefeitura de Macapá homenageia ‘Comandante Barcellos’ com monumento na Via Expressa
Em Macapá, acadêmicos da Unifap realizam visita técnica à obra da Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos