Pintura facial e brincadeiras marcam primeiro dia de aula na Creche Tio Soró, em Macapá

Unidade de ensino foi entregue à população em abril, após 7 anos, e atenderá 187 estudantes.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Pais e estudantes participaram de diversas ações de recreação | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A manhã desta segunda-feira (8) foi inesquecível para os moradores do bairro Fazendinha. Após anos de expectativa, a Creche Tio Soró abriu suas portas pela primeira vez e recebeu mais de 180 crianças. Na comemoração não faltaram brincadeiras e sorrisos.

Para a dona de casa Antônia Danúbia, as aulas na creche serão essenciais para o desenvolvimento da filha, Geysa Dandhara. Agora a estudante terá novas oportunidades de socialização e aprendizagem em um espaço moderno e confortável.

“Minha filha é agitada e sente falta de alguém para brincar. Além disso, com ela na creche, terei tempo de procurar um emprego”, comemora a mãe.

A mesma felicidade foi refletida no rosto de outras as famílias presentes no local. Os estudantes puderam pular na cama elástica, dançar músicas infantis, pintar o rosto e brincar nos diversos brinquedos do espaço.

A creche Tio Soró atende 187 crianças, de 1 a 3 anos, em turmas na manhã e tarde. Com o início das aulas, a rede municipal de ensino passou a ofertar mais de 2 mil vagas em creches em Macapá, algo inédito no sistema público da capital.

O espaço foi inaugurado em 2022, após sete anos em processo de construção, com inúmeras paralisações. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, a aula inaugural é reflexo do compromisso que a Prefeitura de Macapá mantém com a população da capital.

“Esse é um momento de alegria. Estamos iniciando as aulas em uma creche que batalhamos muito para recuperar e entregar à população. O objetivo da Pefeitura é garantir que todas as crianças possam se desenvolver plenamente”, reforça.

Vagas
A creche ainda possui 33 vagas abertas para a população do bairro Fazendinha e arredores. Para iniciar o processo de matrícula, os pais e/ou responsáveis interessados podem procurar diretamente a equipe da creche, que funciona na Rua Vila dos Operários, s/n, no bairro Fazendinha.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.